O Fiat Tempra foi lançado na Europa em 1990. Substituto do modelo Regata, o sedã médio (que também deu origem à station wagon SW) era o primeiro produto da marca feito sobre a plataforma "Tipo tre", que permitia compartilhar componentes com o hatch Tipo e também foi empregada em carros como o Alfa Romeo 155 e o Lancia Dedra.


No Brasil, o Fiat Tempra chegou já no ano seguinte. Mas era um carro bem diferente do italiano, com a carroceria do carro europeu sendo adaptada à plataforma do antigo Regata, que ainda era feito na Argentina, combinada a uma suspensão traseira do sedã grande Alfa Romeo 164 e detalhes visuais exclusivos. Outra exclusividade brasileira era a variação de duas portas.

Feito na Itália até 1996, o Tempra foi descontinuado no mercado brasileiro dois anos depois, quando foi substituido pelo Marea . Mas só entrou para a história definitivamente em 2002, quando a última unidade do modelo foi montada pela Mekong Auto, no Vietnã. Confira abaixo algumas versões que nunca tivemos no Brasil.

Tempra 1.4

Fiat Tempra 1.4
Divulgação
Fiat Tempra 1.4


O Fiat Tempra tinha um posicionamento diferente no mercado europeu. Era um carro médio, posicionado na linha da marca abaixo do Croma, modelo que compartilhava a plataforma com o Alfa Romeo 164 .

Já no Brasil, o papel do Tempra seria semelhante ao do Croma na Europa, o que explica a gama de motores usada por aqui, composta apenas por propulsores 2.0 (8V, 16V ou Turbo). Na Itália, a variação menos potente estava equipada com um motor 1.4 de quatro cilindros e alimentada por carburador, que desenvolvia 76 cv.

Tempra CVT

Fiat Tempra Selecta
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Fiat Tempra Selecta


A Fiat já confirmou para este ano o lançamento da Strada com um câmbio automático CVT, o que fará da picape um dos primeiros modelos da linha brasileira da marca a trazer este tipo de transmissão.

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Já na Itália dos anos 1990, o câmbio CVT, que era chamado de Selecta, chegou a ser oferecido largamente em toda a linha, incluindo no Tempra, onde era oferecido em conjunto com um motor 1.6 de 84 cv.

Tempra SW 4x4

Fiat Tempra SW 4x4
Divulgação
Fiat Tempra SW 4x4


A versão station wagon do Fiat Tempra chegou a ser oferecida no Brasil. Importada da Itália e equipada com um motor 2.0 8V de 109 cv, trazia características bem distintas do sedã brasileiro, como um painel de instrumentos digital.

Mas uma configuração que nunca tivemos no mercado brasileiro foi a 4x4 . Era equipada com o mesmo motor 2.0 8V disponibilizado no Brasil e contava com um sistema de tração integral.

Tempra SW Van

Fiat Marengo
Divulgação
Fiat Marengo


O mesmo Tempra SW foi vendido no mercado italiano em uma variação para o transporte de cargas, chamada de Fiat Marengo.

Com o mesmo visual externo da versão básica de passageiros, trocava as janelas laterais comuns por vidros escurecidos e estava equipada com motores 1.9 diesel, com ou sem turbo, de 65 cv e 80 cv, respectivamente.

Tempra SW 16V

Fiat Tempra SW
Divulgação
Fiat Tempra SW


Além do Brasil, outro país que também produziu o Tempra por longo período foi a Turquia, onde a montagem do modelo pela empresa local Tofas começou em 1990 e seguiu até 1998.

O Fiat Tempra foi feito na Turquia nas carrocerias sedã e SW e era visualmente idêntico ao italiano. A perua, inclusive, tinha uma variação exclusiva equipada com o uma variação de 148 cv do motor 2.0 16V usado no carro brasileiro.

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