Mudança no Código de Trânsito rende benefícios a bons motoristas
Karol Albuquerque
Mudança no Código de Trânsito rende benefícios a bons motoristas

Quem possui veículos com placa final 2 e ainda não optou por efetuar o pagamento do licenciamento junto ao IPVA no início deste ano, têm de 1 até 31 de maio para realizar o licenciamento anual obrigatório, de acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) .

No Estado de São Paulo, o procedimento é feito de forma totalmente digital, via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

Por meio deste sistema, é possível também checar os débitos do veículo – IPVA , possíveis multas e a taxa de licenciamento. Para isso, basta que o motorista informe o número do Renavam e pagar. O valor da taxa é de R$ 98,91, independentemente do calendário de vencimento e não é mais cobrada a taxa do seguro DPVAT.

Após a confirmação do pagamento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

A falta de licenciamento é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como apreensão do veículo , multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  Acompanhe a seguir a tabela com as datas do licenciamento no Brasil em 2021 pelo final da placa dp veículo.

Final de placa Mês
1 abril
2 maio
3 junho
4 julho
5 e 6 agosto
7 setembro
8 outubro
9 novembro
0 dezembro

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!