Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) apontam para um crescimento de apenas 1% superior à de abril . Em maio foram produzidas 192,8 mil unidades .
Desde janeiro, o nível de produção fica entre 190 mil e 200 mil , o que revela uma espécie de "teto técnico" provocado não pela falta de demanda, mas pela crise global de fornecimento de semicondutores.
Enquanto a produção patina, o licenciamento de 188,7 mil unidades em maio representou alta de 7,7% sobre o mês anterior, com destaque para os 11,5 mil caminhões , melhor resultado do segmento desde dezembro de 2014.
Elevação maior ainda tiveram as exportações: 37 mil veículos foram embarcados, 9,1% a mais que em abril. No acumulado dos cinco primeiros meses, os licenciamentos de autoveículos chegaram a 891,7 mil, e as exportações a 166,6 mil.
Na opinião do Presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes, a crise dos semicondutores, com produção quase toda concentrada na Ásia, é reveladora de um desafio que precisa ser enfrentado pelo Brasil como uma nação com visão de futuro.
"Estados Unidos e países da Europa captaram o sinal de alerta e já estão desenvolvendo políticas industriais no sentido de produzir localmente esses componentes eletrônicos , que são a base de toda a revolução tecnológica do 5G, internet das coisas, automação e outras já em curso", afirma o executivo.