O Chery QQ saiu de linha no Brasil em 2019, mas continua na China (seu país de origem) estreando novidades. Agora, eis que surge a nova geração do subcompacto. Batizado de QQ Ice Cream, chega com motor elétrico, linhas modernas, carroceria duas portas e apenas 2,98 metros de comprimento. Chega ao mercado local no dia 28. Poderia voltar a fazer sentido no Brasil, já que disputaria com os carros elétricos mais acessíveis, mas ainda não há qualquer estimativa.
Por lá, o Chery tem o objetivo de enfrentar o Wuling Hongguang MiniEV, produzido pela joint venture da GM local e considerado o veículo elétrico mais vendido do mercado. A novidade usa baterias de lítio-fosfato de ferro de 9,6 kWh ou 13,9 kWh. De acordo com a marca, a autonomia varia entre 120 km e 170 km, a depender da versão. Voltado ao uso urbano, o produz apenas 27 cv. Não tem capacidade de atingir os 100 km/h.
Mesmo com apenas 1,96 metro de entre-eixos, o Chery QQ Ice Cream, entretanto, o subcompacto é capaz de transportar quatro pessoas. Para mais comodidade, há possibilidade de rebater os bancos e ampliar o porta-malas. Dentro da simplicidade do projeto, vem com itens como ar-condicionado, direção elétrica, comando elétrico para vidros, rodas de 12 polegadas, travas e retrovisores e até conjunto óptico frontal e traseiro iluminado por LEDs.
O Ice Cream tem três versões: Pudding, Cone e Sundae. Os preços — em yuans, moeda chinesa — são de, respectivamente, 29.900 , 37.900 e 43.900. Na conversão direta, os valores ficam entre R$ 26.800 e R$ 39.300.