Apesar de se deparar com as constantes altas e baixas no preço do combustível, além do custo de manutenção, impostos e seguros, o jovem ainda continua sonhando com carro próprio.
Mesmo com outras formas de locomoção, como bikes e veículos de aplicativo, a pesquisa intitulada “Movimentos Geracionais” feita em março de 2022, apontou que os jovens querem mesmo é ter um carro para chamar de seu.
O estudo da HSR - Specialist Researchers revela que nove entre cada dez jovens da geração Z (18 e 25 anos) , compraria um carro, se tivesse condições. Em outras faixas etárias, o desejo também é grande, mas não tão forte.
O levantamento foi feito com 1.000 pessoas das classes A, B e C, com idades entre 18 e 65 anos das principais capitais brasileiras, pode ajudar a nortear iniciativas do setor automobilístico .
Além disso, a pesquisa tem como ideal ajudar as grandes cidades a refletirem sobre a questão da mobilidade urbana, considerando que a circulação viária continue sendo um desafio.
Ao serem perguntados sobre os dois meios de transporte que escolheriam para se locomover no dia a dia, os entrevistados escolheram, em primeiro lugar, em todas as faixas etárias, o carro próprio, seguido por veículos de aplicativo. Em seguida, aparecem metrô, ônibus, bicicleta, carro alugado, trem e moto.