Em resposta à mais recente classificação zero estrela do novo Tucson no LatinNCAP — órgão que avalia a segurança dos carros vendidos na América Latina — a Hyundai inseriu novos ites de segurança. Entre eles, airbags laterais e laterais de cortinas, cintos de três pontos em todas as posições, sinalização i-size para cadeirinhas infantis, lembrete de cinto de segurança para a posição do passageiro dianteiro, ESC e sistema de limitação de velocidade.
Depois disso, foi testado novamente e a classificação subiu para três estrelas. A nota máxima do teste é cinco estrelas.
Segundo o orgão de segurança viária , o SUV atingiu 81,61% para Proteção de Ocupantes Adultos, 69,53% para Proteção de Ocupantes Infantis, 48,40% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% para Assistência à Segurança.
Antes da melhoria, o veículo atingiu 50,23% na Proteção de Ocupantes Adultos , 5,34% em Ocupantes Infantis , 48,40% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% na Assistência à Segurança.
O resultado é válido para unidades VIN KMHJB81DBPU158713, data de produção 02 de junho de 2022 para unidades produzidas na Coreia e VIN TMAJB81DAPJ199084, data de produção 04 de abril de 2022 para unidades produzidas na República Tcheca.
Além de testar o modelo com dois airbags, a versão melhorada foi avaliada em teste de impacto lateral de poste, ESC, teste de Alce (moose test) e assistência à velocidade.
A nova geração do Tucson já foi exibida em abril deste ano na Argentina e está incluída nos planos para os próximos lançamentos da Hyundai no país.
No Brasil, o modelo é vendido pela Hyundai Caoa e está equipado com motor 1.6 Turbo – GDI (Injeção direta de gasolina) de 177 cv de potência, mas deverá adotar a nova geração, porém sem previsões de lançamento.
Inclusive o modelo já foi flagrado em testes em terras brasileiras no início deste ano, o que dá pistas de que o carro deverá ganhar em breve as terras brasileiras.
Assista o vídeo do teste de colisão do Tucson com seis air-bags.