De acordo com informações da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, o “Trem Intercidades” que liga a capital paulista e a cidade de Campinas deverá ter vagões com dois andares, iguais aos usados na América do Norte, Europa e Oceania.
Ainda segundo a secretaria responsável pelo projeto do novo transporte ferroviário , ainda que esteja no papel, as obras, a expectativa é de que o edital e o leilão ocorram ainda este ano e a composição deverá ter o porte semelhante aos usados hoje em São Paulo.
Desse modo, não haveria a necessidade de mudar o tamanho das plataformas. Os trens da CPTM têm 170 metros, enquanto os bilevel – outro nome para os trens com vagões de dois andares – têm 150 metros.
O projeto é do início dos anos 2000, porém devido aos custos do projeto e a complexidade da obra impediu o avanço para a prática, mas agora as discussões voltaram à tona, e pode fazer com que o edital saia em agosto e de que o leilão, entre novembro e dezembro deste ano.
O trajeto entre São Paulo e Campinas , de 101 km de extensão, poderá ser feito em 64 minutos e, segundo dados da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo , o investimento no projeto do Trem Intercidades deve chegar ao montante de R$ 10,2 bilhões.