As onze marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 3.717 unidades, das quais 2.305 importadas e 1.412 veículos de produção nacional, anotaram em outubro último retração em suas vendas de 36% ante setembro de 2022.
Segundo a entidade, foram comercializadas 5.806 unidades . Comparado a outubro de 2021, a redução é ainda mais acentuada, de 41,1%: 6.308 unidades contra 5.806 veículos.
Na importação, as 2.305 unidades vendidas significaram queda de 33,6% ante as 3.469 unidades de setembro de 2022, mas alta de 44,3% ante outubro de 2021.
Já na produção nacional – com 1.412 unidades – a baixa de vendas foi de 39,6% ante as 2.337 unidades do mês anterior, e redução ainda mais significativa de 70% em relação a outubro de 2021 ( 4.711 unidades).
Com esse desempenho de outubro, as marcas associadas à Abeifa anotaram no acumulado do ano 46.661 unidades licenciadas, 23,9% inferior às vendas dos dez primeiros meses do ano passado, que representaram 61.344 unidades.
“Por falta de produtos, em decorrência ainda da instabilidade de fornecimento de suprimentos em nossas matrizes, não tivemos condições de atender à demanda, tanto em importados como nacionais”, argumenta João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa.
Participações – Em outubro último, com 3.717 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,2% do mercado total de autos e comerciais leves (168.474 unidades).
Se consideradas somente as 2.305 unidades importadas , as associadas à entidade responderam por apenas 1,3% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 2.337 veículos , significaram marketshare de 0,8%.
Se considerado o acumulado de janeiro a outubro, as associadas à Abeifa respondem por 2,9% : 42.944 unidades ante o mercado interno brasileiro de 1.563.391 veículos.