IPVA é tributo anual e pode ser pago com desconto, mas opção é apenas para quem realiza pagamento antes da data limite
Reprodução: ACidade ON
IPVA é tributo anual e pode ser pago com desconto, mas opção é apenas para quem realiza pagamento antes da data limite

Os proprietários de veículos sabem que todo início de ano tem a obrigação de pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Se há empresas focadas em facilitar o pagamento do imposto , há também os golpistas , que se apropriam da falta de conhecimento de algumas pessoas para roubar informações e dinheiro .

O tributo pode ser quitado de forma online , em um movimento pensado para facilitar a vida dos contribuintes, mas golpistas se aproveitam dessa possibilidade para realizar golpes de phishing e até emitir boletos falsos .

Nos golpes de Phishing , os golpistas emitem e-mails , SMS ou mensagens de WhatsApp se passando pelo Detran ou algum órgão regulador. Essa mensagem contém um link que redireciona a vítima para uma página falsa , muito parecida com a verdadeira. 

Ao pensar que a página é verídica, o usuário insere informações bancárias, dados pessoais ou realiza o pagamento por QR Code ou através de boleto, e dessa forma, os golpistas conseguem acesso à dados sigilosos como logins e senhas , além de números e senhas de cartão de crédito da vítima. 

Márcio D'avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign , explica como se proteger dos golpes envolvendo o IPVA , mas que servem também para evitar cair em golpes de phishing .

“Esse golpe [Phishing] é muito comum, mas fácil de ser evitado. Antes de acessar algum link, é sempre importante verificar se na mensagem há erros de digitação, pontuação e se o domínio do e-mail é realmente da instituição ou empresa. Também é importante antes de navegar e inserir dados em um site confirmar se ele é autêntico e se está seguro. Essa confirmação é feita com um clique no cadeado no navegador, onde é possível ver as informações sobre o site em questão”, explica.

É necessário ficar atento a boletos falsos que podem chegar por Correios ou até mesmo por e-mail , informando sobre uma nova forma de pagamento ou de um eventual erro na transação. Nesses casos, os golpistas simulam o boleto de forma bem fiel ao original, mas com os dados bancários dos golpistas .

"No Estado de São Paulo, por exemplo, o pagamento deve ser feito via rede bancária ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Então, a dica sobre isso é: faça sempre o pagamento diretamente nos sites dos órgãos oficiais e autorizados”, complementa.


Em caso de dúvidas, vale a pena ao usuário se informar nos portais dos governos estaduais e Detrans sobre novas formas oficiais de pagamento, e se houver algum erro no sistema de pagamento do IPVA , as instituições oficiais irão informar em seus perfis e em portais de notícias.

D’avila ainda alerta para tentativa de golpes através das redes sociais e por telefone , e explica como os golpistas utilizam dessas formas de contato para fazer vítimas.  

“Criminosos também criam perfis falsos em nome de órgãos oficiais e realizam ligações para tentar capturar dados e estimular o pagamento de boletos falsos. A isca, muitas vezes, são descontos para a quitação de multas e regularização do veículo. A comunicação tem sempre um tom de urgência, com uma vantagem muito boa para a vítima-alvo”.


Vale lembrar que os Detrans e governos estaduais possuem seus perfis nas redes sociais com o selo de verificado . Na dúvida, vá atrás do perfil verdadeiro e compare o link do site, o site falso pode possuir outro nome na URL , assim como no perfil na rede social . Em um site seguro , a url começa sempre com “ https:// ”.

Além disso, o IPVA só possui desconto se pago até a data de vencimento da primeira parcela. Na dúvida, o consumidor pode pesquisar a alíquota do seu estado e o valor de tabela do carro e realizar o cálculo , afinal, todo cuidado é pouco para evitar cair em golpe e além de perder dinheiro, perder informações bancárias valiosas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!