Toyota Yaris foi registrado, mas não deve desembarcar rapidamente por aqui
Divulgação
Toyota Yaris foi registrado, mas não deve desembarcar rapidamente por aqui

Já não é de hoje que o presente e futuro do Toyota Yaris vem sendo discutido pela imprensa. O modelo que chegou no Brasil em 2018 e passou por um facelift no passado, já recebeu uma nova geração na Ásia , e após rumores de que sairia de linha, o sedan de entrada da marca teve um novo modelo registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial .

O modelo registrado é a nova geração do Yaris , apresentado na Tailândia em agosto do  ano passado e que já é comercializado no Peru e inclusive também foi registrado na Argentina .

O sedan traz inspirações visuais do Corolla e do Camry e seu desenho é marcado por vincos e recortes, principalmente ao redor da grade dianteira e nos faróis mais afilados. Na traseira, a linha de design com lanternas retangulares que invadem a lateral, dá um ar de mais agressividade ao sedan, que é maior que o modelo vendido atualmente.

Interior segue padrão horizontal do Corolla e é mais requintado do que da geração atual
Divulgação
Interior segue padrão horizontal do Corolla e é mais requintado do que da geração atual

São 4.42 metros de comprimento , 1.74 de largura e 1.48 de altura e 2.62 m de distância entre-eixos , números similares aos do principal rival no mercado brasileiro, o Honda City . O Toyota é construído a partir da plataforma DNGA , projetada para ser mais econômica que a TNGA (que é utilizada no Corolla e Corolla Cross ).

É importante ressaltar que a Toyota planeja produzir modelos derivados dessa plataforma no Brasil. Originalmente, a plataforma é criada para modelos da Daihatsu , marca da Toyota encarregada de criar modelos de baixo custo no mercado asiático.

Recentemente o Governador de São Paulo , Tarcísio de Freitas se encontrou com Gil Pratt, CEO do Toyota Research Institute, para discutir os efeitos da reforma tributária que pode acontecer em São Paulo e aumentar a produção de veículos com tecnologia híbrida no Brasil, e vale lembrar que a plataforma DNGA permite veículos com essa motorização.

Registro chama a atenção por não ter nome da Toyota, e sim Daihatsu.
Reprodução
Registro chama a atenção por não ter nome da Toyota, e sim Daihatsu.

Na Ásia, dependendo do mercado, o Yaris conta com motores 1.2 , 1.3 e até mesmo 1.5 aspirados, que entregam 94, 98 e 106 cv de potência , com opções de câmbio CVT de 7 marchas simuladas ou manual de 5 velocidades. 

A Toyota planeja um eletrificado mais barato que o Corolla , isso é fato. O Yaris pode ser uma opção, embora os rumores mais recentes apontam para que um SUV compacto ocupe essa vaga.

Entretanto, não é simples lançar um novo modelo híbrido . A fabricante precisa se atentar ao preço, para que ele se mantenha competitivo. No caso do Yaris sedan , ele não poderia ficar com preço próximo ao do Corolla , que hoje parte de R$ 180.990.

No site da marca, o Yaris atual topo de linha é comercializado por R$ 120.190, e produzir um carro híbrido é suscetível à variação nos preços dos componentes utilizados para a produção das baterias como lítio e cobalto , que são minerais caros.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!