Novo C3 quer atrair os homens

Citroën busca público 'unissex' com a nova geração de seu modelo mais popular

Thiago Vinholes | 11/9/2012 09:50

Citroën C3 2013 Exclusive 1.6 16V flex 4p manual

Dados técnicos
Preço
R$ 49.990
Capacidade
5 passageiros
Velocidade máxima
0 km/h
0 a 100 km/h
0 s
Consumo urbano
0 km/l
Potência
115 cv
Torque
15,5 kgfm
Porta-malas
300 litros
Veja ficha técnica completa

Pelas contas da divisão brasileira da Citroën, 70% do público consumidor da primeira geração do C3 nacional era composto por mulheres, que nunca negaram sua paixão pelo design mais “clean” do que “viril” do carro, evidenciado principalmente por suas linhas arredondadas e acabamento interno, digamos, mais delicado. Com a chegada da nova geração, a marca francesa mudou um pouco o estilo de sua “cantada” para também atrair os homens.

Em outras palavras, o objetivo da Citroën é tornar seu principal produto para o mercado brasileiro mais ‘unissex’ e alcançar um mix de até 50% de compradores do sexo masculino. Mas não pense que, para isso, os franceses vão abrir mão das mulheres. Eles ainda gostam delas: a ideia é aumentar também o volume de vendas do veículo em aproximadamente 20%, atingindo assim maior parcela de compradores dos clubes do Bolinha e da Luzinha, ampliando a proporção do primeiro.

Então quer dizer que o C3 está mais “macho”? Isso depende do ponto de vista. O que houve foi que o veículo, ao finalmente aderir ao visual do modelo europeu, ficou mais vistoso e com uma aparência mais moderna e jovial. O visual cansado de dez anos atrás deu lugar a linhas mais arrojadas e até certo ponto esportivas (bem pouco), características que também costumam fazer a cabeça dos homens quando estão em busca de um carro (vide New Fiesta e Sonic, que têm uma pegada visual e de condução mais "masculina").

Entretanto, por mais que a Citroën fuja do estigma, o novo C3 ainda mantém um pé no salto alto. O formato geral da carroceria ainda é basicamente composto por suaves linhas arredondadas e a decoração externa, com frisos e superfícies cromadas a perder de vista (estão na grade, maçanetas, retrovisores, moldura das janelas, tampa do porta-malas…), deixam clara a intenção do carro em chamar atenção, como se fosse uma esbelta loira fatal bem vestida e com joias reluzentes (e de preferência solteira).

Roupa nova, corpo velho

A mudança estética no C3 é como um novo vestido, ou quem sabe um novo paletó. Para não gastar tanto dinheiro para desenvolver um carro totalmente novo, a PSA Peugeot-Citroën do Brasil ainda utilizou boa parte dos componentes da geração passada do hatch, por isso seu comportamento dinâmico pouco muda na passagem para a nova geração. Os pontos altos do novo modelo são os feixes de LEDs no para-choque, no mesmo estilo do DS3, e o para-brisa panorâmico, que proporciona uma área envidraçada de até 1,35 metros na frente do carro – ambos os itens estão disponíveis a partir da versão intermediária Tendance (de R$ 43.990).

O veículo compartilha a plataforma com Aircross e C3 Picasso. O comprimento ganhou mais 9,4 centímetros e a largura recebeu mais 4,1 cm. Todavia, a distância entre os eixos não cresceu um único milímetro sequer e manteve em 2,46 metros. Logo, isso quer dizer que o carro continua muito apertado na parte traseira, principalmente no espaço para pernas e cabeça. Passageiros com 1,80 m de altura são o limite quando se busca algum conforto no banco traseiro do novo C3. O porta-malas também tem espaço limitado, apesar de a fabricante alegar que o espaço comporta até 300 litros.

O acabamento do interior, por outro lado, transpira evolução. Os plásticos que cobrem o painel e as partes internas das portas melhoraram significativamente, assim como a montagem geral das peças do habitáculo, que são bem encaixadas e livres de rebarbas. Há ainda opção de bancos revestidos em couro e até navegador GPS integrado ao painel.

Os modelos equipados com o para-brisa Zenith, no entanto, têm uma falha um tanto inusitada, para não dizer engraçada. No caso de algum objeto cair no assoalho à noite, principalmente debaixo dos bancos, deixe para procurá-lo ao amanhecer. O vidro ampliado elimina a luz central da cabine, que acabou substituída por duas pequenas luzes laterais, que, além da baixa intensidade do feixe, estão mal posicionadas, acima das cabeças do motorista e passageiro. Ou seja, ajudam pouco, especialmente no escuro.

Condução confortável, desempenho razoável

Boa parte do apreço das mulheres pelo C3 era mérito de sua condução macia, com pedais leves e a direção elétrica que exige zero de esforço de quem a controla. Esses itens continuam presentes no novo modelo e outras partes foram apuradas, como o acerto de suspensão, que, ao ficar mais firme, melhorou a estabilidade e diminuiu a rolagem da carroceria em curvas. Esse detalhe é um ponto que agrada em cheio ao público masculino, metido a piloto.

O iG Carros avaliou a versão topo de linha – Exclusive (R$ 49.990 ) – que traz uma boa lista de itens e o novo motor 1.6 Flex Start (que elimina o tanquinho de gasolina para auxiliar na partida), associado a caixa manual de 5 marchas, que na nova geração perdeu parte de sua "moleza" e ganhou engates mais justos - mais uma vez para agradar os "meninos".

A potência da opção 1.6 subiu – de 113 cv para 122 cv –, mas é difícil sentir a diferença. Ainda assim, trata-se de um carro com rodar suave e que desenvolve boa velocidade, principalmente para andar com agilidade na cidade. O consumo de combustível ficou na média da categoria: em nosso teste o C3 2013 rodou em média 8 km/l com etanol.

Em suma, o C3 passou por uma aula de “masculinização” que certamente deve surtir efeito com o público masculino, mas ele ainda está longe de abandonar o selo de “queridinho das mulheres”, que gostaram ainda mais da nova geração.

  • Veredicto

    6,7

    O C3 precisava mudar e com urgência! Redesenhado ao estilo europeu, o modelo ficou mais masculino para aumentar sua clientela, mas pouco mudou na questão de desempenho.

  • Prazer ao dirigir

    6

    O novo C3 ainda mantém parte da malemolência da geração passada, embora a suspensão esteja mais firme. Ele não foi feito para emocionar o motorista, seja ele homem ou mulher.

  • Ergonomia

    6

    Os porta-objetos são pequenos, o comando satélite do rádio é confuso e ainda falta um luz central para iluminação da cabine.

  • Conforto para o motorista

    7

    A posição do motorista é parte mais confortável do novo C3, que tem ajuste de altura no banco e de profundidade no volante. O ar-condicionado digital e o parabrisa Zenith também agradam.

  • Conforto para os passageiros

    5

    Quem viaja no banco traseiro do C3 tem que ter pernas curtas ou paciência para encarar longos trajetos. Já o passageiro na frente viaja com certo conforto.

  • Praticidade

    8

    Trata-se de um carro muito bem adaptado para andar na cidade, sobretudo pelo nível de equipamentos de série, e ainda tem a vantagem de ser econômico no consumo.

  • Versatilidade

    7

    Não fosse pelo porta-malas pequeno, o C3 seria um carro muito prático também para encarar viagens. Por outro lado, na cidade sua performance é boa.

  • Diversão

    6

    Mesmo adaptado ao gosto masculino, que prefere carros mais firmes, o C3 continua sem graça. Mas não tem problema, as mulheres adoram.

  • Visual

    8

    Enfim atualizado com o estilo do modelo europeu, o novo C3 passa a ser um dos carros mais interessantes de sua categoria. Quem compra um é diferenciado no trânsito.

  • Tecnologia

    7

    O único lampejo tecnologico do novo C3 é o motor 1.6 Flex Start que dispensa o famigerado tanquinho de gasolina para partidas em dias frios. E só.

  • Status

    7

    Querendo ou não, o C3 carrega uma imagem de carro "premium". Na nova geração essa sensação ficou ainda mais evidente com o acabamento melhorado e o design mais moderno.

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