Sonic Sedan agrada, mas preço é salgado

Na versão topo de linha, com câmbio automático, preço chega a R$ 57.065 com pintura metálica

Sueli Osório, especial para o iG | 12/10/2012 10:00

Chevrolet Sonic sedã 2012 LTZ 1.6 16V flex 4p automático seq.

Dados técnicos
Preço
R$ 56.100
Capacidade
5 passageiros
Velocidade máxima
0 km/h
0 a 100 km/h
0 s
Consumo urbano
0 km/l
Potência
116 cv
Torque
15,8 kgfm
Porta-malas
477 litros
Veja ficha técnica completa

Para quem deseja um sedã compacto com visual moderno, bom acabamento e desempenho e tem ‘bala na agulha’ para desembolsar quase R$ 60 mil por isso, o sul-coreano Chevrolet Sonic pode ser uma boa pedida.

Por fora, seu design é atraente e chama atenção pelas linhas que mesclam arrojo e equilíbrio. Os faróis, que têm canhões de luz expostos, saltam aos olhos. A grade bipartida com a barra ostentando a gravata dourada da marca remete de cara ao design da Chevrolet. A linha de cintura alta deixa a lateral do três-volumes mais encorpada.

Internamente, o painel de instrumentos inclui mostrador analógico e visor digital LCD. A iluminação na cor Ice Blue dá à cabine a sensação de requinte. No entanto, há bastante plástico nos painéis das portas, mas de boa qualidade.

A versão avaliada, a topo de linha LTZ automática, que custa R$ 57.065 com pintura metálica, oferece bom acabamento, com bancos revestidos em couro, controlador de velocidade, e outros itens como rodas de liga leve de 16 polegadas, CD player com MP3, entrada USB e comandos no volante, transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas na alavanca, ar-condicionado, direção hidráulica progressiva (volante com ajustes de altura e profundidade), trio elétrico, chave do tipo canivete, alarme antifurto, acionamento a distância, computador de bordo, airbag duplo, freios ABS, sensor de estacionamento e faróis de neblina.

O volante agrada pela boa pegada e a visualização do quadro de instrumentos é satisfatória, tanto a do velocímetro digital como a do conta-giros. O modelo conta com dois porta-luvas, um deles com tomada USB integrada.

Os passageiros que vão no banco traseiro, bipartido, contam com espaço um pouco apertado. Há dois apoios de cabeça e dois cintos de três pontos retráteis, além de um central subabdominal. No porta-malas, entretanto, é boa a capacidade para bagagem, de 477 litros.

Desempenho

Sob o capô, o sul-coreano conta com o motor 1.6 16V Ecotec, que entrega 120 cv quando abastecido com etanol e 116 cv com gasolina, a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 16,3 kgfm e aparece aos 4.000 giros. Com gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, na mesma rotação. No trânsito, o sedã oferece boas saídas, já que 90% do torque já estão disponíveis a partir das 2.200 rotações.

O câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas seqüenciais na alavanca trabalha em sintonia com o motor e conta com um sensor de inclinação que modifica as marchas segundo a necessidade. Em uma descida, por exemplo, o sistema reduz marchas para ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do motorista. Em subidas, evita trocas desnecessárias de marcha.

A suspensão dianteira do Sonic é independente, do tipo McPherson e, em conjunto com a suspensão traseira, com eixo de torção, proporciona um rodar macio. É possível sentir a boa estabilidade em curvas e o conjunto absorve bem os impactos do solo. Também agrada a visibilidade do sedã.

Segundo a General Motors, antes de ser importado para o mercado brasileiro, os engenheiros da montadora rodaram mais de 1,7 milhão de quilômetros, nas mais diferentes condições de piso e de clima, para fazer os acertos de suspensão, freio e direção, além de terem feito o desenvolvimento da versão bicombustível do motor 1.6 16V Ecotec.

E parece que deu certo. No acumulado do ano, desde que começou a ser vendido, em junho, até setembro, foram 4.296 unidades emplacadas, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Esse é um bom resultado se levarmos em conta que, só em setembro, foram 816 veículos, ante 593 unidades do Ford New Fiesta, concorrente direto, e 682 do Peugeot 207 Passion, embora tenha ficado muito atrás do Honda City, com 2.500 emplacamentos.

  • Veredicto

    6,8

    O Sonic Sedan automático completo tem preço de sedã médio, o que tira um pouco do brilho do carro, que é agradável de dirigir e bem equipado. Vale mais para casais sem filhos.

  • Prazer ao dirigir

    7

    O motor 1.6 16V Ecotec, que entrega até 120 cv, manda bem principalmente por oferecer 90% do torque de 16,3 kgfm a partir de 2.200 rpm.

  • Ergonomia

    7

    Os comandos estão à mão e também é fácil ajustar a posição de dirigir no sedã na Chevrolet.

  • Conforto para o motorista

    7

    Comandos do som e do controlador de velocidade no volante, bancos de couro, bom sistema de som, além da facilidade do câmbio automático garantem o conforto.

  • Conforto para os passageiros

    5

    O espaço apertado para os passageiros no banco traseiro é o calcanhar de Aquiles do modelo.

  • Praticidade

    7

    A oferta de equipamentos como sensor de estacionamento, controlador de velocidade, computador de bordo, trio elétrico e sistema de som com comandos no volante reforçam a praticidade.

  • Versatilidade

    6

    O modelo pode ser usado no dia a dia da cidade, por suas dimensões compactas, mas seu porta-malas também permite que seja utilizado em viagens.

  • Diversão

    6

    Sistema de som de boa qualidade e entrada USB, com comandos no volante, ajudam na diversão no trânsito da cidade e também nas viagens; na estrada, pode-se usar o controlador de velocidade.

  • Visual

    8

    Seu visual agrada por ser moderno e arrojado, mas ao mesmo tempo elegante e equilibrado.

  • Tecnologia

    8

    Versão topo de linha vem bem equipada, com itens importantes como airbag duplo, freios ABS, sensor de estacionamento, controlador de velocidade, entre outros.

  • Status

    7

    O modelo passa imagem de que seu dono é moderno e valoriza design e tecnologia, apesar de ser um sedã compacto.

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - julho de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.989
Volkswagen Gol 14.347
Chevrolet Onix 14.015
Fiat Strada 12.585
Hyundai HB20 10.857
Ford Fiesta 10.591
Fiat Uno 9.613
Fiat Siena 8.949
Chevrolet Prisma 8.498
10º Volkswagen Saveiro 7.296
Veja ranking completo