Alguns designers exageram ao transformar automóveis em modelos únicos. As linhas vão aparecendo na folha em branco, ganham forma e convencem os executivos, que concordam com as diferenciações para chocar o mercado: “vai ser um sucesso”

LEIA MAIS: Os 10 carros clássicos mais incríveis esquecidos em garagens

O veículo, enfim, chega ao mercado e causa espanto nos clientes e na concorrência. Em mais uma lista, a reportagem do iG lista alguns dos carros mais feios e bizarros que já foram lançados ao redor do mundo.

1 - SsangYong Rodius

O SsangYong Rodius causou polêmica por conta da traseira alta, inspirada em iates
Divulgação
O SsangYong Rodius causou polêmica por conta da traseira alta, inspirada em iates

Os carros da marca coreana nunca foram exemplo de beleza no mundo automotivo. No Brasil, o SUV Actyon não agradou por sua “cara de tubarão” na primeira passagem da fabricante. Mas ele até pode ser considerado razoável se compararmos com o SsangYong Rodius, outro utilitário esportivo que acabou não encostando suas extremidades emborrachadas no Brasil.

A marca se justificou, dizendo que o seu desenho expressionista tomava os iates como inspiração. Isso acabou virando piada no programa Top Gear, que cortou o SUV para transformá-lo em uma lancha.

2 - Covini C6W

O que torna o Covini tão estranho? Talvez o fato de ser um esportivo de três eixos
Divulgação
O que torna o Covini tão estranho? Talvez o fato de ser um esportivo de três eixos

O Covini C6W é bizarrice pura. Trata-se de um esportivo de três eixos, sendo que dois são na dianteira. Seu desenvolvimento começou no início da década de 80, sendo finalizado apenas em 2004. Um dos motivos para este atraso foi o desenvolvimento da suspensão hidropneumática que atua nas quatro rodas dianteiras.

O motor vinha da Audi, um 4.2 V8 de 380 cv e 45.76 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual, de seis marchas. Imagine como deve ser estranho  dirigir um carro como este, com as quatro rodas dianteiras de aro 16 e duas traseiras montadas em aro 20. De acordo com a marca, o modelo pode passar dos 300 km/h.

3 - Nissan S-Cargo

O Nissan S-Cargo é um misto de futurismo com design retrô. Durou apenas dois anos no Japão
Divulgação
O Nissan S-Cargo é um misto de futurismo com design retrô. Durou apenas dois anos no Japão

A marca japonesa decidiu ousar na hora de projetar o seu furgão em 1989. Além do estilo retrô, o S-Cargo (abreviação para “pequeno furgão”) misturava alguns elementos futuristas em seu visual, com influências claras no Citroën 2CV.

LEIA MAIS:  Confira a lista dos IPVAs mais caros do Brasil, por estado

Você viu?

O modelo não deu certo. Ao longo de seus dois anos de vida no Japão, apenas 8 mil unidades do Nissan S-Cargo foram fabricadas, de acordo com a própria montadora. Seu motor é 1.5 aspirado, movido a gasolina, com câmbio automático de apenas três marchas.

4 - Mitsuoka Orochi

Para muitas publicações, o Mitsuoka Orochi é o carro mais feio já produzido em todo o mundo
Divulgação
Para muitas publicações, o Mitsuoka Orochi é o carro mais feio já produzido em todo o mundo

Não olhe para foto por muito tempo, pois o Mitsuoka Orochi pode causar pesadelos. O supercarro foi inspirado no monstro “Yamata no Orochi”, um dragão de oito cabeças, oito caudas e olhos vermelhos que marca presença no folclore japonês. Para complementar o visual assustador, os designers ainda incluíram a grade frontal com desenho de “boca”.

O primeiro conceito do Orochi foi apresentado pela Mitsuoka durante o Salão de Tóquio de 2001. Durante toda a sua produção, o motor era 3.3 V6 de 230 cv (emprestado pela Toyota), com caixa automática de cinco marchas. O superesportivo começou a ser vendido em 2006 e foi descontinuado apenas em 2014.

5 - Daihatsu Midget

Assento central, estepe no capô e motor de apenas 660 centímetros cúbicos marcam o Daihatsu Midget
Divulgação
Assento central, estepe no capô e motor de apenas 660 centímetros cúbicos marcam o Daihatsu Midget

Os “kei cars” são modelos muito específicos para o mercado japonês. Pequenos, altos e com motores que caberiam em uma moto, são beneficiados por isenções de impostos. Entre os modelos que vieram para o Brasil, podemos destacar os pequenos Daihatsu Cuore e Subaru Vivio.

LEIA MAIS: Veja 5 apps que deixarão a vida com o seu carro mais fácil

No portfólio japonês, a Daihatsu chegou a ter um caminhão subcompacto chamado Midget (“anão” em inglês). Seu motor tinha apenas 659 centímetros cúbicos, com velocidade máxima de 101 km/h. Nos diferenciais entre os carros mais feios , destaque para o estepe fixado no capô. O Midget chegou a ser destaque de vendas no Japão, principalmente entre donos de pequenos estabelecimentos comerciais.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!