A FCA acaba de apresentar o seu modelo mais refinado: o Jeep Grand Wagoneer. Com sete lugares, será vendido primeiro nos Estados Unidos a partir do ano que vem. Para o Brasil, teremos uma versão de três fileiras do Compass, um carro previsto para ser lançado em 2021. Ao contrário do Jeep de sete lugares para o mercado nacional, o modelo norte-americano tem porte bem maior e se enquadra entre os SUVs grandes.
Curiosamente, a novidade marca o retorno do Jeep Grand Wagoneer , denominação do antigo top de linha da Jeep entre os anos 60 e 90, um SUV substituído pelo próprio Grand Cherokee . Muitos consideram ele o primeiro 4X4 de luxo, uma vez que ele foi lançado antes do Range Rover original.
A Jeep afirma que o Grand Wagoneer ainda é conceitual, mas suas linhas parecem mais do que prontas. O design do SUV grande parece inspirado no modelo clássico, em aspectos como a grade com um ressalto logo acima. A quantidade de cromados se deve ao gosto do próprio norte-americano, remetendo também ao Jeep dos anos 60.
As laterais, por sua vez, são planas e têm janelas grandes, além de linha de teto sem caimento para abrir espaço para a terceira fileira de bancos e seus passageiros. As rodas aro 22 são destaques e podem ser mantidas no carro de produção. E, na traseira, encontram-se lanternas horizontais de LED, parecidas com a do Land Rover Discovery.
Por dentro, mais destaques, a começar pela quantidade de telas capaz de fazer inveja a muito mostruário de lojas de eletrônicos. O painel de instrumentos tem display de 12,3 polegadas. No painel, há central multimídia Uconnect 5 de 12,1 polegadas na parte superior e, logo abaixo, um outro visor de 10,25" para controlar comandos do ar-condicionado, ajustes de banco e outros.
Até o passageiro tem uma tela de 10,25 polegadas no painel para acessar o sistema de mídia e outros. Para quem vai atrás, há duas telas de 10,1. E o carro é cercado por sistema de som de 23 alto-falantes da McIntosh.
Como se não bastasse, o Jeep Grand Wagoneer aposta em acabamentos superiores ao do já luxuoso Grand Cherokee. Há couro marrom com costuras aparentes até no console. As formas do painel apostam em elementos tridimensionais. E os detalhes metálicos dão um jeito premium. Quanto ao motor, nada foi revelado. Mas é de se esperar uma motorização híbrida, além de um V6 e um V8.