Especialistas dão dicas importantes para garantir o melhor consumo de combustível
Divulgação
Especialistas dão dicas importantes para garantir o melhor consumo de combustível

Com nova elevação de 9,56% na primeira quinzena de março, o preço da gasolina atingiu R$ 5,65 o litro, segundo levantamento feito pela ValeCard, empresa especializada em gestão de frotas. Os dados foram obtidos com base em 25 mil estabelecimentos credenciados com o cartão de abastecimento da rede.

A gasolina vem sofrendo sucessivos reajustes mensais desde maio do ano passado, ainda no período inicial da pandemia, mas o percentual registrado nas primeiras semanas de março foi o maior em todo o período.

Neste cenário caótico, a busca por alternativas para economizar na hora de abastecer ganha força. Este é o tema do episódio do iG Carros Podcast desta semana:

O famoso conceito da “ diferença de 70% ” já é senso comum do brasileiro. Ele aponta que se o valor do etanol for até 70% do preço da gasolina, abastecer com o combustível de cana-de-açúcar seria a melhor escolha.

De acordo com Raquel Mizoe, diretora de veículos leves da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), o consumidor pode confiar na diferença de 70%; entretanto, a eficácia da conta poderá variar muito conforme o carro.

Você viu?

A especialista sugere o uso do app PBE Veicular, que foi desenvolvido em uma parceria entre Inmetro, Conpet e Petrobrás, e está disponível para download na AppStore e no Google Play. A partir dele, é possível fazer a busca de qualquer veículo (considerando ano de fabricação, marca, modelo e motorização) e identificar qual é o melhor combustível para abastecer em determinada situação.

A partir da individualidade de cada motorista, Raquel Mizoe propõe que a melhor forma de saber os gastos mensais com combustível é fazer o teste de consumo próprio. “Esse tipo de avaliação já leva em conta o perfil de quem está dirigindo. Para obter os resultados, o condutor terá que encher o tanque com gasolina ou etanol , anotar o quanto foi gasto e rodar normalmente”, diz ela.

“No fim do processo, você terá a autonomia do seu carro e a relação de quanto foi gasto com gasolina e com etanol”, informa. “É importante frisar que este teste só terá validade se o percurso semanal for semelhante”.

Manter a manutenção do veículo em ordem também é um passo importante para melhorar o consumo de combustível. Pneus com pressão abaixo do ideal também podem aumentar o consumo de 1% a 3%, de acordo com estudos recentes. O filtro de ar sujo aumenta o consumo em até 20% - este deve ser trocado a cada 10 mil km, ou na recomendação específica da fabricante.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!