Cada cor tem uma formulação específica, que demanda uma combinação de pigmentos para chegar ao resultado desejado
Divulgação
Cada cor tem uma formulação específica, que demanda uma combinação de pigmentos para chegar ao resultado desejado


Independente da cor da carroceria do seu carro. O processo de desenvolvimento da tinta na tonalidade correta para o processo de repintura é um trabalho complexo, que envolve profissionais com treinamento específico. É o que explica o gerente técnico da divisão de Repintura da fabricante de tintas PPG, Ricardo Vetorazzi.


"A mistura de concentrados é o procedimento mais adequado para se chegar a qualquer cor. A PPG possui sistemas tintométricos dedicados especialmente para essa etapa, com linhas de produtos de diferentes tonalidades e efeitos, como os metálicos e perolizados. Cada cor tem uma formulação específica, que demanda uma combinação de pigmentos para chegar ao resultado desejado", destaca.

Segundo ele, além da formulação da tinta , a qualidade do resultado final depende do profissional encarregado do serviço. Diferente do processo automatizado utilizado na fábrica, em um processo de repintura o trabalho é realizado manualmente pelo pintor, que precisa conhecer a técnica correta.

Processo de repintura exige profissional treinado para garantir a tonalidade das peças
Divulgação/BMW
Processo de repintura exige profissional treinado para garantir a tonalidade das peças


Cores especiais, por exemplo, também requerem técnicas de pinturas especiais, como a pintura tricoat , ou tri camada, que vai combinar a camada base, pérola e verniz para obter o resultado esperado para um cor e reduzir as chances de problemas de tonalidade entre a pintura original e a peça repintada.

"Ao longo dos anos, as tonalidades foram modernizadas para agradar ao público em todos os sentidos. Essa evolução também trouxe muitos efeitos visuais e cores cada vez mais translucidas, o que passou a exigir composições específicas que, muitas vezes, são alcançadas com a ajuda de um primer. A coloração do primer pode variar e ajudar na tonalidade dessa cor, tornando-a mais fiel ao resultado ideal", completa Vetorazzi, da PPG .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!