Os fones de ouvido podem ser até ótimos para relaxar ou aproveitar o tempo ouvindo música ou podcasts, mas quando se está trafegando pelas ruas, não importa se está a pé ou de carro, é uma condição extremamente perigosa.
Um estudo realizado pela Ford na Europa por meio da criação de um aplicativo com som “8D” Share The Road: Safe and Sound apontou que o tempo de reação em situações potencialmente perigosas, como ao dirigir, andar de bicicleta, caminhar ou andar de scooter com fones de ouvido foi de 4,2 segundos mais lento ao identificar e responder a um perigo na rua ao ouvir música.
Entre os mais de 2.000 participantes de toda a Europa, o teste do aplicativo compatível com smartphone desses voluntários consistiu em uma rua virtual imersiva idealizada para medir o impacto dos fones de ouvido. Dessa maneira, eles foram avaliados em suas capacidades de reagirem a sinais sonoros nas ruas altamente realista como uma ambulância se aproximando por trás, por exemplo.
A maioria dos participantes disse que usa fones de ouvido quando está no trânsito. Entre as 56% das pessoas que relataram ter se envolvido em um quase acidente ou acidente, 27% usavam fones de ouvido na ocasião.
Antes da experiência, 44% das pessoas disseram que não usariam fones de ouvido no trânsito. Depois, 58% se comprometeram a nunca mais usá-los – um aumento de 31%. É possível testar o aplicativo da Ford no celular. Vale lembrar que dirigir com fone de ouvido no Brasil é infração média , com multa de R$ 130,16, além de quatro pontos na CNH.