Pal-V Liberty: peso reduzido para 664 kg, entre outros detalhes, para finalmente entrar em produção em série
Divulgação
Pal-V Liberty: peso reduzido para 664 kg, entre outros detalhes, para finalmente entrar em produção em série

Muito se fala em 'carro voador', mas até o momento não houve nenhuma prova concreta de que eles finalmente chegaram ao mercado e estão circulando, ou melhor, voando livre, leve e solto por aí.


Apesar disso, há uma empresa holandesa, a Pal-V , que pretende mudar este cenário, e incluir de vez o seu carro voador no mercado, o 'Liberty', ou 'Liberdade'.  Ela garante que, pelo menos, vai tentar e apostar todas as suas fichas nesse novo negócio.

O Liberty é uma espécie de carro-helicóptero , movido por um motor duplo que o leva a velocidades de 160 km/h no solo e 140 km/h no ar. Por ser um veículo 'híbrido', ele exigirá uma carteira de motorista e uma de voo, com a última prontamente disponível para aqueles que desejam fazer 35 horas de treinamento de piloto.

Hoje para colocá-lo em produção seu valor seria de 499.000 euros (ou o equivalente a R$ 3.215.955 nas taxas de câmbio de hoje), ou seja, não é nenhuma pechincha. Mas produto final foi exibido há quase quatro anos e houve uam série de contratempos para ficar pronto para ser vendido.

Leia Também


Apesar de alguns imprevistos como a crise de saúde global, a empresa anunciou no início deste ano que o Liberty completou a base de certificação completa com a European Union Aviation Safety Agency (EASA).

Além disso, quase dez meses depois desse momento, a Pal-V fez uma parceria com a Airtificial Aerospace & Defense para a fabricação em série de tanques de combustível, peças de carroceria, hélices e pás de rotor. Eles serão feitos de materiais compostos, uma escolha destinada a reduzir o peso da máquina para 664 kg.

A  Pal-V diz que a produção do 'carro voador' Liberty está prestes a se tornar realidade, mas não explicou exatamente quando será. Enquanto isso não acontece, vamos continuar sonhando, porque afinal de contas, o céu é o limite.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!