Três protótipos da Nissan marcam uma nova fase da marca rumo à nova era da eletrificação
Divulgação
Três protótipos da Nissan marcam uma nova fase da marca rumo à nova era da eletrificação

A Nissan vai acelerar o processo de eletrificação de sua linha e mostra planos de lançar 23 novos modelos do gênero até 2030, sendo 15 deles 100% elétricos. Além disso, a marca resolveu mostrar alguns protótipos, com estilo bastante futurista.

Nos próximos 5 anos, a Nissan vai investir 2 trilhões de ienes (cerca de R$ 98,6 milhões) para ter uma linha eletrificada e moderna. E a marca espera que 75% das vendas da Europa até 2026 correspondam a esse tipo de carro, porcentagem que deverá ficar em torno de 55% no Japão e de 40% na China, mesmo patamar esperado para o mercado norte-americano.

De acordo com o que disse o CEO mundial da Nissan, Makoto Uchita, "com o novo plano até 2030 vamos entrar na nova era da eletrificação , com tecnologia avançada e redução das emissões de carbono, além de entrarmos em nossas oportunidades de negócios. Queremos transformar a Nissan em uma companhia sustentável, o que também é uma necessidade dos clientes e da sociedade em geral", concluiu o executivo.

Para conseguir atingir esse objetivo, a Nissan vai continuar aperfeiçoando o desenvolvimento das baterias de ions de lítio e vai adotar a nova tecnologia livre de cobalto que vai permitir reduzir o custo desse componente em 65% até 2028. Para isso, a marca vai implementar um projeto piloto na cidade de Yokohama em 2024.

Leia Também

Leia Também

Leia Também

Ainda como parte da apresentação dos seus planos futuros, a Nissan mostrou três protótipos que usam a plataforma CMF-EV , entre os quais uma picape elétrica feita para andar em trechos de terra e um modelo que pode ter até cinema a bordo. Porém, a fabricante não deu informações se pretende fabricá-los.

No Brasil, vem aí o Kicks híbrido

Nissan Kicks com sistema e-power deverá estrear no Brasil em 2022 com autonomia de mais de 600 km com 30 lltros de etanol
Divulgação
Nissan Kicks com sistema e-power deverá estrear no Brasil em 2022 com autonomia de mais de 600 km com 30 lltros de etanol

No Brasil, a Nissan ainda trabalha no desenvolvimento de um v eículo movido a célula a combustível que gera energia elétrica a partir do uso do etanol e funciona conforme o sistema e-Power cujo funcionamento pode ser visto no vídeo abaixo.

Por enquanto, a fabricante japonesa não disse nada sobre qual modelo que deverá adotar essa tecnologia, mas sabe-se que a ideia é lançar uma versão eletrificada do SUV compacto Kicks . Segundo dados divulgados pela fabricante, a utilização desse tipo de sistema combinado com a alta eficiência dos motores elétricos e o sistema de bateria garantem uma autonomia superior a 600 km com somente 30 litros de etanol.

Além disso, a Nissan está engajada a firmar acordo com empresas do ramo de energia para contribuir com o desenvolvimento da eletrificação no Brasil, com a distribuição de carregadores e que, no México, chegou a trabalhar em conjunto com a BMW .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!