Mini Caraboot vem com motor com apenas 850 cc de cilindrada, que rende 34 cv e pode atingir 112 km/h
Divulgação
Mini Caraboot vem com motor com apenas 850 cc de cilindrada, que rende 34 cv e pode atingir 112 km/h

O ano era 1964 quando a Mini apostou em um trailer batizado de Caraboot . O curioso veículo tinha como proposta oferecer aos jovens da época uma opção de um veículo compacto aliado a um trailer com capacidade para até quatro pessoas.


Caraboot foi produzido pela Mini e acomodava trailer para quatro pessoas e um barco rodava sobre seis rodas e tinha como principal característica a separação do trailer do carro e, com isso, o motorista poderia buscar algo de carro enquanto o trailer ficasse no acampamento.

Além do baixo desempenho quando rebocado, outra desvantagem era que o trailer não tinha uma porta para manter a privacidade e abrigar contra o inconstante clima britânico. Por outro lado, era genial o barco preso ao teto , facilmente transportado, graças aos materiais leves empregados como a fibra de vidro com plástico reforçado.

Na época em que foi apresentado ao público em geral, em 1964, era o ápice da engenharia e criatividade por aqueles que buscavam algo inédito para poder chegar um final de semana com a família ou amigos, desde que não ultrapassasse quatro ocupantes, obviamente.

Leia Também

Leia Também


Dentro do trailer, há fogão de duas bocas e um espaço para cozinhar, além de uma pia. O sofá pode acomodar dois na mesa de jantar dobrável, mas também acomodar dois quando expandido. Mais dois adultos poderiam dormir na área acima que poderia funcionar como depósito.

Assim como o barco, a carroceria do trailer em forma de concha era feito de plástico reforçado com vidro e desliza para trás nas ranhuras inseridas na van, quando se gira a manivela. Expandido, o Caraboot tinha 5,49 metros de comprimento.

O motor original, de quatro cilindros, na configuração Van, 850 cc de 34 cv tinha uma velocidade máxima declarada de 112 km/h . Mas, apesar das aparências, era um trailer confortável para dois e um veículo geral elegante e econômico que sempre atraiu a atenção dos jovens.

Ninguém sabe ao certo quantos Caraboots foram feitos pela fabricante Euxton, mas independente disso, ele já são considerados um dos mais raros campervans do mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!