O Latin NCAP , programa de avaliação e crash tests de veículos para a América Latina realizou os testes de segurança do Toyota Corolla , Novo Volkswagen Polo , produzido no Brasil, e também do Novo Virtus , fabricado na Índia.
O Toyota Corolla , alcançou a avaliação geral de cinco estrelas , com índice de 83,31% de proteção para o ocupante adulto e 91,84% para crianças . Desde 2017 o sedã japonês oferece sete airbags e controle de estabilidade (ESC), e dessa vez, foram avaliados também os sistemas de frenagem autônoma de emergência .
Segundo o NCAP , a proteção do veículo é boa, entretanto, a proteção para os joelhos do motorista recebeu um alerta , já que podem se chocar com estruturas atrás do painel, e causar danos.
No caso do Volkswagen Virtus , a unidade avaliada já é do novo modelo , que atualmente só é comercializado no México , e chega ao país importado da Índia . A unidade avaliada conta com seis airbags - o nacional tem apenas quatro - , bem como controle de estabilidade e atingiu mais de 90% nos índices de proteção para adultos e crianças .
O Virtus indiano servirá como base para o modelo vendido no Brasil em 2023, e seguirá a mesma lógica apresentada no Novo Polo , com uma versão mais acessível , entretanto, desprovida de alguns equipamentos para justificar o valor menor. Vamos torcer pelos seis airbags, um reforço de segurança não presente no Polo. Entre os derivados da plataforma compacta, somente o SUV Nivus tem esse recurso. Uma pena!
Por falar no Polo , o novo hatchback também foi avaliado, mas recebeu apenas três estrelas no teste geral. Isso se dá por conta do modelo contar com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), enquanto o Virtus indiano conta com seis .
O modelo também é equipado com controle de estabilidade e alcançou 73,21% de proteção para adultos e 71,33% para crianças, entretanto, para pedestres a proteção foi de 51,41%. Segundo o Latin NCAP , a avaliação do Polo foi prejudicada por não contar com dois airbags de cortina nem tecnologias avançadas de assistência ao condutor (ADAS). São recursos como frenagem automática, assistente de manutenção de faixa, sensor de ponto cego, entre outros.
O único que combina tudo isso é o Hyundai HB20 completo, no entanto, ele ainda não foi submetido ao teste após a reestilização. Cabe a ressalva no caso dele, pois o último teste facelift deu nota zero para o modelo.
Os veículos testados foram oferecidos de forma voluntária pelas fabricantes, e submetidos a impactos frontais , laterais, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres , e controle de estabilidade. Tanto Corolla quando Virtus ainda tiveram o sistema de frenagem autônoma de emergência postos à prova.
O Latin NCAP avalia sempre os veículos em sua versão mais básica em termos de equipamentos de segurança , mas recomenda sempre que os consumidores priorizem as versões com tecnologias de assistência ativa e com o melhor desempenho nos testes de colisão. O problema é o preço da segurança, afinal, o brasileiro perde capacidade de compra e de financiamento pouco a pouco. Parece que a segurança será para poucos.