Maverick Hollywood: um dos ícones do automobilismo brasileiro foi pilotado por Luiz Pereira Bueno, entre outros
Renato Bellote
Maverick Hollywood: um dos ícones do automobilismo brasileiro foi pilotado por Luiz Pereira Bueno, entre outros

O automobilismo tem uma longa tradição no Brasil. Começando pelos precursores que iniciaram essa ideia no país tivemos grandes pilotos e personalidades ao longo dos anos. Durante um longo tempo muitos veículos eram trazidos do exterior para corridas de rua ou de estrada. A mais famosa delas talvez seja o Circuito da Gávea no Rio de Janeiro.

E falando sobre os grandes nomes do automobilismo brasileiro o primeiro deles, sem dúvida nenhuma, é Chico Landi. A sua trajetória no exterior e também todo o seu empenho nas pistas popularizaram a ideia das corridas no país. Sem dúvida ele foi um ícone em sua época.

O autódromo de Interlagos que recebeu a última etapa do campeonato de Fórmula 1 deste ano foi inaugurado em 1940. Inicialmente o circuito trazia um traçado ainda mais desafiador como a lendária curva 3, onde a habilidade e a coragem dos pilotos era colocada à prova. Após a reforma no final dos anos 80 ela ainda está lá, escondida, esperando talvez um dia retornar aos tempos de glória.

Mas hoje eu vou contar para vocês o meu encontro com uma lenda do automobilismo nacional. Durante a década de 70 a equipe Hollywood trouxe glamour, estilo e uma estrutura de fazer inveja a grandes times europeus da época. Eles contavam com uma equipe completa com fotógrafos, assessores de imprensa, caminhões de transporte, publicidade e, é claro, ótimos pilotos e belas máquinas.

Uma delas é o tema de nossa matéria de hoje. O Maverick Hollywood preparado na Argentina por Orestes Berta se tornou uma referência tanto da equipe quanto da habilidade mecânica deste verdadeiro mago dos motores. O seu trabalho incluía, além da preparação do 302 V8, o deslocamento do motor para um maior equilíbrio e distribuição de peso.

Nos boxes de Interlagos, pista onde o Maverick da equipe Hollywood faz bastante sucesso diante dos rivais
Reprodução/Facebook
Nos boxes de Interlagos, pista onde o Maverick da equipe Hollywood faz bastante sucesso diante dos rivais

Assim que retornou ao Brasil o carro começou batendo recordes, tanto de velocidade quanto de volta mais rápida. No vídeo temos o depoimento do grande Luiz Fernando Batista , que foi proprietário do modelo após esse período de glória. Repare bem no trecho que ele fala da diferença de tempo logo nas primeiras voltas.

Não demorou para que o mítico Ford se tornasse imbatível nas pistas na famosa Divisão 3 , que reunía modelos de peso do mercado nacional e grandes pilotos como Bob Sharp, Pedro Victor De Lamare, Luiz Pereira Bueno e outros ícones do esporte. Mas continuaremos contando essa história em outra matéria. Até a próxima semana! 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!