Concessionária da Nissan nos EUA já começa a estabelecer um novo padrão que deverá mudar nos próximos anos
Divulgação
Concessionária da Nissan nos EUA já começa a estabelecer um novo padrão que deverá mudar nos próximos anos

De acordo com a mais nova edição da pesquisa global do setor automotivo (Global Executive Automotive Survey 2018), realizada pela consultoria KPMG, 84% dos executivos da indústria acreditam que, num futuro próximo, os serviços digitais vão gerar mais receitas que a venda de veículos nas concessionárias.

LEIA MAIS: Brasileiro gasta, em média, R$ 71 mil na compra do carro novo

Quando olhamos apenas para o Brasil, esse índice sobe para 89%. O levantamento ouviu 900 executivos que atuam na área no mundo todo (98 do Brasil), além de 2.100 consumidores. Trocando em miúdos, ou as concessionárias  se adaptam a essa realidade, ou saem do negócio. Numa comparação com outra indústria, a fonográfica, este mês de abril ficará marcado como o primeiro na história em que a venda por streaming superou em faturamento as vendas físicas (CD, vinil e downloads).

Segundo o líder da KPMG para a indústria automotiva no Brasil, Ricardo Bacellar, os dados da pesquisa apontam que os serviços digitais terão um peso prioritário para o cliente, embora os caminhos para isso não estejam claros, muito menos o papel de cada integrante da cadeia automotiva. Segundo o levantamento, 80% dos executivos estão convencidos de que o uso dos dados do automóvel e do motorista serão o principal componente do modelo de negócios do setor automotivo.

Em algumas lojas da Audi na Europa é possível ter acesso a um sistema interativo para montar o carro pelo gosto do freguês
Divulgação
Em algumas lojas da Audi na Europa é possível ter acesso a um sistema interativo para montar o carro pelo gosto do freguês

Os caminhos começam a aparecer na forma de compartilhamento de veículos e até aplicativos de carros por assinatura similares ao Netflix (ver blog da semana retrasada). Além dessas modalidades, as concessionárias precisam estar atentas à chegada da internet 5G, crucial para serviços de realidade aumentada e internet das coisas.

LEIA MAIS: O “Netflix” dos carros já começou, e tem tudo para virar tendência

Com isso, várias possibilidades podem ser aplicadas em showrooms, como simuladores de test-drive (com trajetos muito mais interessantes que a voltinha no quarteirão), ou até explicações interativas das funções do carro. Butiques hi-tech com experiência de marca poderão se espalhar por centros comerciais, sem a necessidade de grandes áreas de showroom. A área de pós-venda também passará por uma revolução, com o cliente podendo acompanhar à distância o andamento dos serviços.

Poucas marcas acordaram para o mundo digital

Loja da marca de carros elétricos Tesla já adota um novo conceito de concessionária, diferente do tradicional
Divulgação
Loja da marca de carros elétricos Tesla já adota um novo conceito de concessionária, diferente do tradicional

 E como as marcas estão preparando suas redes para isso? Por enquanto, de forma um tanto tímida. Há exatamente um ano, este blog noticiava que a Porsche havia feito uma parceria com a Disney para revolucionar a forma de atendimento em suas concessionárias.

A mudança começou nos EUA, e em breve será expandida para outros países. Isso era natural que ocorresse em marcas premium. Mas já há movimentações de marcas generalistas no sentido de mudar o jeito de atender o cliente, que ainda é muito parecido com o que ocorria em meados do século passado. A mais nova investida é da japonesa Nissan, que estipulou um prazo de cinco anos para que 9.000 de suas concessionárias em todo o planeta reformem sua arquitetura e, principalmente, a filosofia de atendimento.

LEIA MAIS: O que o setor automotivo tem a aprender com as lojas da Apple e da Nespresso?

undefined
Divulgação

Showroom com tecnologia deverá melhorar as experiências dos clientes num futuro próximo

 O plano foi anunciado em convenção global de produtos da marca na semana passada, em sua sede em Yokohama. Detalhe: a Nissan tem hoje cerca de 10.000 lojas no mundo. A meta atinge quase toda a sua rede global. Ou toda ela, caso a marca calcule que haverá menos lojas físicas num futuro próximo (algo bem provável, diga-se). A Nissan já está lançando um novo visual de design para suas concessionárias na América do Norte, chamado NREDI 2.0.

 Os padrões de projeto incluem sinalização mais clara, showrooms mais amplos e departamentos de serviços mais arejados. Revendedores dos EUA que implementaram as mudanças reportaram à agência Automotive News aumentos nos negócios de vendas e serviços. Além das melhorias no design do showroom, o uso da tecnologia será outra forma de aprimorar a experiência dos clientes, começando pelo uso efetivo de tablets no ambiente de vendas e serviços nas concessionárias . Parece pouco, mas já é um grande passo para uma mudança cultural no atendimento de clientes cada vez mais conectados.

 Escreva para a coluna: autobuzz@igcorp.com.br ou acesse o site autobuzz.com.br

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!