Eletroposto Volvo
Divulgação
Eletroposto Volvo


As dez marcas filiadas à Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores - fecharam dezembro de 2024 com um aumento de 21,6% nas vendas em relação ao mês anterior, totalizando 12.479 unidades licenciadas. já no acumulado de 2024, a Abeifa registrou a comercialização de 104.729 unidades, representando um crescimento muito expressivo, com alta de 141,1% em relação a 2023. E como era de se esperar, os veículos eletrificados foram os grandes responsáveis por esse crescimento, com 53,2% do mercado total de 178.430 unidades emplacadas no ano.

Kia Stonic
Divulgação
Kia Stonic

As associadas à Abeifa participaram com 5,1% do mercado total de automóveis e comerciais leves em dezembro, e 4,2% no acumulado do ano, com destaque para o desempenho positivo de seis das dez marcas filiadas, apesar do aumento das alíquotas de importação e da alta do dólar. “Trata-se de um porcentual muito salutar aos consumidores e ao setor automotivo brasileiro porque a presença de veículos importados, com suas tecnologias up-to-date, beneficia os compradores e incentivam os fabricantes locais no processo de atualização de seus produtos”, afirmou Marcelo Godoy, presidente da Abeifa. Para 2025, a previsão é de um crescimento de 5%, embasado no aumento de novos produtos e tecnologias, mesmo com as incertezas no setor de importação veicular.  Godoy também criticou as recentes medidas alfandegárias e a suspensão de incentivos fiscais para veículos importados eletrificados, ressaltando a contribuição desses veículos no processo de descarbonização do setor automotivo brasileiro.

BYD bate recorde de vendas em 2024 e lidera com eletrificados

Integrante da Abeifa, a BYD Auto Brasil registrou um recorde com 10.091 carros emplacados, em dezembro de 2024, consolidando seu crescimento no mercado de veículos eletrificados. A empresa alcançou a oitava posição no ranking geral de vendas no mês e a quinta posição considerando apenas as vendas de varejo. Ao longo do ano, foram emplacados 76.713 veículos, um aumento de 327,68% em relação a 2023. Modelos como os SUVs médios da família Song lideraram seu segmento, com 1 em cada 4 carros híbridos vendidos no Brasil sendo da BYD. Em dezembro, foram vendidos 5.239 modelos da linha Song, superando até o líder Jeep Compass.

BYD Dolphin Mini
Divulgação
BYD Dolphin Mini


O sedã médio King também mostrou forte desempenho, com 1.950 unidades dos modelos GL e GS vendidas no mês. No segmento de veículos 100% elétricos, 7 em cada 10 carros vendidos no Brasil foram da BYD. O Dolphin Mini foi o modelo elétrico mais vendido, com 21.945 unidades, seguido pelo Dolphin, com 11.491 carros. Para Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head de Marketing da BYD Auto Brasil, “o recorde de vendas reflete o compromisso da empresa com a inovação e sustentabilidade, oferecendo veículos de qualidade e eficiência.”


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!