
Nesta semana o Ford Territory 2026 estreia no Brasil com novidades pouco chamativas, mas que certamente vão agradar quem já gostava do SUV médio. O maior compromisso da Ford foi buscar uma atualização que garantisse mais refinamento ao Territory, algo que dá pra dizer que a marca conseguiu.
No desenho externo, tem uma mudança marcante na dianteira, agora com a grade com desenho horizontal que se integra ao conjunto de faróis de led, que também mudou. A iluminação, aliás, recebeu o formato em “L” invertido, como já acontece com outros modelos da marca, enquanto o novo desenho do para-choque aumentou o comprimento do SUV em 55 mm. Atrás, a única alteração está no acabamento do para-choque, que passa a ter pintura na mesma cor da carroceria. Além disso, o modelo também recebeu novas rodas esportivas de 19 polegadas.

Já reconhecido como um SUV médio bem espaçoso, com muito conforto para os passageiros traseiros, o Territory tem tudo para agradar com a nova proposta de acabamento. A Ford alterou bem o desenho dos bancos, que ganharam linhas modernas e de bom gosto. Mas, o principal, a marca mudou as cores e os revestimentos internos. Isso significa que o SUV não tem mais aquele tom azul em contraste com cinza, ponto que trazia um ar de simplicidade e o distanciava do padrão dos outros carros da marca. Pois agora, impera uma bonita mistura de preto com vários detalhes em caramelo vivo em todas as superfícies, o que garantiu mais sofisticação sim.

A já conhecida tela de 24,6 polegadas para o painel de instrumentos e sistema multimídia, recebeu um grafismo mais atualizado e processamento mais rápido graças ao uso de um novo software otimizado para o cliente brasileiro, como informou a Ford. Em termos de conectividade, além de Android Auto e Apple CarPlay sem fio, agora o Territory vem equipado como um sistema de áudio com efeito 3D, mas vale o destaque ainda para o novo sistema de luz ambiente com 26 opções de cores. Outro ponto significativo da linha 2026, é o pacote conectividade completa oferecida pelo Ford Pass, que reúne recursos como partida remota e agendada, travamento e abertura de portas, alertas e status do veículo (odômetro, nível de combustível, pressão dos pneus, carga da bateria e localização) e alarme perimétrico.

Mesma coisa para o reforço de segurança no pacote ADAS, com a inclusão do assistente de permanência e centralização de faixa. O recurso entra no pacote que já contava com controle de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência e monitor de ponto-cego. Para acelerar, o Territory mantém o motor 1.5 turbo Ecoboost movido a gasolina de 169 cavalos de potência e 25,5 Kgfm de torque. A transmissão é automática de dupla embreagem com sete marchas, a tração é sempre dianteira e o conjunto oferece quatro modos de condução: Normal, Eco, Trilha e Esportivo. O Ford Territory segue vendido em versão única no Brasil, a Titanium, com seis opções de cores, três delas, inéditas aqui: Cinza Dover, Azul Profundo e Verde Oásis. Para completar o pacote de novidades, mesmo com o reforço de tecnologias e novos itens de conforto, a Ford manteve o preço da linha anterior para o Territory 2026, R$ 215.000.