A primeira versão do Ford Ka trazia um visual inovador e teve relativo sucesso, especialmente na Europa
Divulgação
A primeira versão do Ford Ka trazia um visual inovador e teve relativo sucesso, especialmente na Europa

A indústria automobilística tem muitos exemplos de automóveis que fizeram a história do setor no Brasil. Mas, em tempos de internet e comunicação on-line, a rápida atualização é mais que necessária para se manter no topo das vendas e não ficar para trás num concorrido mercado: os carros compactos.

LEIA MAIS: Rota 2030 quer impulsionar venda de carros elétricos no Brasil

Dois exemplos recentes de modelos tradicionais que ampliam suas ofertas de versões são o Ford Ka, atualmente segundo colocados nas vendas totais de veículos, e o legendário VW Gol que retornou aos cinco primeiros mais vendidos no País. Os carros compactos são modelos que buscam agradar pela sua atualidade e conjunto de equipamentos e motores modernos.

A trajetória do Ka, sem dúvida, é sintomático. Ele nasceu subcompacto para quatro pessoas um tanto apertadas. Seu estilo inicial, projetado pelo designer francês Claude Lôbo, chegou a ser considerado avançado na época e teve um relativo sucesso principalmente na Europa. No Brasil chegou em 1997 como uma novidade, mas não pegou no formato proposto.

Muito diferente da versão inicial, o modelo 2019 do Ford Ka traz novas opções entre os carros compactos
Divulgação
Muito diferente da versão inicial, o modelo 2019 do Ford Ka traz novas opções entre os carros compactos

A engenharia da Ford brasileira partiu, então, para um projeto local. Criou inicialmente um modelo duas portas, maior que a versão original. Deu certo e abriu caminho para o modelo atual, considerado um dos mais eficientes compactos tanto em espaço interno como estilo moderno.

Eu tive a oportunidade de trabalhar no lançamento nas primeiras versões do Ford Ka brasileiro que ganhou o mundo. Com exceção da América do Norte, é vendido em mais de 100 países.

LEIA MAIS: Salão de Detroit busca se reinventar

Você viu?

Na última semana, recebeu um leve remodelação e novas versões, incluindo uma com transmissão automática, além do motor 1.5, um dos mais modernos do mercado brasileiro. Também continua a oferecer de o motor 1.0 de três cilindros, uma nova tendência na categoria de propulsores baixa cilindrada. O Ford Ka é verdadeiramente o atual carro-chefe da montadora americana que passa por momentos difíceis na América do Sul.

VW e Toyota entre os carros compactos

O VW acaba de lançar Gol 2019 com visual mais esportivo, transmissão automática e novas tecnologias
Divulgação
O VW acaba de lançar Gol 2019 com visual mais esportivo, transmissão automática e novas tecnologias

O Volkswagen Gol é outro histórico modelo. Nasceu no Brasil na década 1980. É um dos campeões de vendas da marca alemã em todos os tempos no mercado brasileiro. Como satisfação pessoal na minha carreira, também tive a oportunidade de trabalhar no projeto de comunicação do Gol Geração II, a primeira grande modificação do modelo na década 1990 durante o período da Autolatina, holding da VW e Ford na época.

Recentemente, o modelo ganha mais modernidade. Para este semestre, uma das novidades presentes no novo VW Gol 2019 será sua motorização, o câmbio automático e visual bem remoçado com um apelo um tanto esportivo.

LEIA MAIS: Veja detalhes do lançamento do Ford EcoSport no Brasil

A Volkswagen anunciou que modelo apresentará diversos itens tecnológicos, oferecendo muita segurança, economia, estabilidade e conforto. Aliás, o Gol sempre teve como diferencial no segmento ter um amplo espaço interno.

Totalmente novo, o Toyota Yaris traz mais competição no disputado cenário dos carros compactos
Divulgação
Totalmente novo, o Toyota Yaris traz mais competição no disputado cenário dos carros compactos

A chegada de novos modelos compactos, como o Toyota Yaris, aumenta ainda mais a concorrência no mais disputado segmento do mercado brasileiro. Há anos, os compactos hatch dominam amplamente a preferência dos brasileiros situam-se entre os modelos com preços entre R$ 40 e R$ 70 mil 

Por isso, os tradicionais modelos buscam se renovar constantemente enquanto não apresentam suas gerações totalmente novas previstas para a próxima década. Bem, essa é a regra do jogo para não perder seu espaço no mercado de carros compactos .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!