Mazda MX-30EV é o carro totalmente elétrico da marca japonesa que será vendido no mercado oriental e europeu em 2020
Divulgação
Mazda MX-30EV é o carro totalmente elétrico da marca japonesa que será vendido no mercado oriental e europeu em 2020

A Mazda é a única marca japonesa que deixou o mercado brasileiro - o que já faz alguns anos. Mas ela continua firme no restante do mundo e  acaba de  revelar o MX-30 EV, seu primeiro carro totalmente elétrico. O veículo foi um dos destaques do Salão do Automóvel de Tóquio, que com o tema “Open Future” (Futuro Aberto), mostrou a nova safra de elétricos e híbridos da indústria japonesa.

LEIA MAIS: Nissan mostrará novo carro elétrico urbano no Salão de Tóquio

O modelo MX-30 da Mazda chegará ao mercado oriental e europeu em 2020. Possui uma bateria de 35,5 kWh e um trem de força capaz de fornecer 142 cv de potência e 27 kgfm de torque com alcance de 210 quilômetros com uma carga de bateria. como carro elétrico .

Na linha de carros-conceito, a Nissan apresentou o Ariya,um SUV EV com carroceria  real e rodas de tamanho apropriado, o que deixa clara a intenção de produção em breve. Segundo a montadora, ele vai incorporar a tecnologia ProPilot 2.0 que permite um nível alto de recursos de assistência ao motorista.  

Nissan Arya deverá ter a versão que será produzida em série mostrada no ano que vem
Divulgação
Nissan Arya deverá ter a versão que será produzida em série mostrada no ano que vem


A Nissan mostrou o seu primeiro SUV elétrico, o Ariya, um carro conceito muito próximo da realidade de produção. Já a Toyota apresentou um carro urbano elétrico ultracompacto, parte de uma gama de veículos chamada “Mobility for All” (Mobilidade para Todos).

O maior destaque dessa linha, ainda conceito, é um veículo de dois lugares criado especificamente para viagens de curta distância. Ele só pode rodar 100 quilômetros com uma única carga, com uma velocidade máxima de 55 quilômetros por hora.  A Toyota planeja lançá-lo no final de 2020.

Mais carros elétricos no Salão de Tóquio

Lexus LF-30 EV tem desenho ousado e parte aerodinâmica bastante avançada entre os principais destaques
Divulgação
Lexus LF-30 EV tem desenho ousado e parte aerodinâmica bastante avançada entre os principais destaques


Você viu?

A Toyota terá uma gama de veículos da série “Mobility for All”, começando com um modelo urbano ultracompacto.  Entre os modelos futurísticos, a Lexus, marca de luxo da Toyota , estreou um carro-conceito, o LF-30 Electrified, que encarna sua visão para uma nova geração de veículos elétricos.  

Chama a atenção o design ousado, projetado para representar visualmente o fluxo de energia que passa pela carroceria, criando uma forma muito aerodinâmica. Ele tem quatro motores elétricos, cada um em uma das rodas para movimentá-las.

LEIA MAIS: Aceleramos o Toyota Mirai, modelo elétrico que dispensa recarga

Também como conceito, a Mitsubishi mostrou o híbrido Mi-Tech, que parece um buggy para duas pessoas, com aberturas de pára-choque e um teto completamente aberto, provando seu estilo de aventura.

O Mi-Tech tem um trem de força híbrido plug-in com quatro motores elétricos, um em cada roda. Mas, em vez de um motor de combustão comum, o trem de força PHEV da Mi-Tech inclui uma turbina a gás, que manterá um dirigir mais agradável e suave.

Híbridos para o Brasil 

Novo Honda Fit deverá ser vendido no Brasil a partir do ano que vem, mas com algumas mudanças pontuais no País
Divulgação
Novo Honda Fit deverá ser vendido no Brasil a partir do ano que vem, mas com algumas mudanças pontuais no País

O Salão de Tóquio mostrou também dois modelos híbridos  que poderão vir para o Brasil: Toyota Yaris e Honda Fit, a partir de 2020. O Yaris vai utilizar uma nova plataforma global da Toyota, que é seu primeiro uso em um carro compacto. Estará disponível uma versão híbrida de três cilindros de 1.5 litros, derivado do motor maior encontrado no Corolla, RAV4 e Camry. 

O Toyota Yaris 2020 foi redesenhado e vai chegar com versão híbrida plug-in. A Honda, por sua vez, apresentou a nova geração do modelo Jazz, também chamado de  Fit. Totalmente redesenhado, terá uma versão híbrida com motores elétrico e a gasolina.  Embora a Honda ainda não revele as especificações técnicas, é esperado que o motor a gasolina seja i-VTEC de injeção direta de 1.5 litro. 

LEIA MAIS: Nova geração do Honda Fit é revelada por completo e terá motorização híbrida

De fato, o Salão de Tóquio mostrou o futuro da propulsão automotiva. Combinando veículos de produção e carros-conceito, foi uma aula sobre a evolução da engenharia de carros elétricos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!