Você imagina um carro chinês custar 130 mil reais no Brasil ? Pois é, a marca chinesa acaba de lançar o SUV grande Lifan X80 por este preço. Mas, antes de qualquer conclusão é melhor observar o conteúdo que tem este carro. É bastante luxuoso, com bom acabamento, motor turbo e capacidade para sete passageiros com conforto.

LEIA MAIS: Audi Q8 será uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo

Quem anda pela primeira vez no Lifan X80 e não sabe a sua origem, certamente não vai achar que é um carro chinês, mas por puro preconceito em virtude de modelos desta e de outras marcas, que vieram para o Brasil no passado. E a Lifan está trazendo o X80, que é seu topo de linha, exatamente para mostrar que pode fazer um carro premium a altura dos demais que estão sendo vendidos por aqui e ainda mais caros do que ele.

Para quem desconfia, basta fazer um test-drive em qualquer concessionária da marca que vai notar a diferença do carro. Tem quase tudo que um bom SUV premium precisa ter. Motor potente, turbo, eletrônica embarcada, acabamento muito bom e grande conforto, inclusive com dois ar condicionado. Um só para motorista e passageiro do banco da frente e outro para os passageiros das duas fileiras traseiras, totalmente independentes.

LEIA MAIS: Toyota Yaris é a nova aposta da montadora japonesa no Brasil

Você viu?

Colocando tudo isso na ponta do lápis, o Lifan X80 tem um bom preço para o mercado brasileiro, além do que a marca chinesa tem pretensões modestas em termos de vendas: 120 unidades por mês em sua rede de 45 pontos de vendas.

Agora, resta a marca chinesa, uma das poucas que não tem participação do governo daquele país, mostrar a qualidade de seus produtos aqui no Brasil, tendo um pós venda condizente com o preço do carro. E ao consolidar o mercado do X80, a Lifan pretende trazer para o Brasil um outro SUV, também de sete lugares, mais espartano, bem abaixo dos R$  130 mil e que será posicionado entre o X60 e o X80. Este novo carro deverá ser apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro próximo.

Na busca do equilíbrio entre desempenho e eficiência energética, a Lifan equipou o novo SUV X80 com um motor com 2 litros, 4 cilindros em linha, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), 16V, Dual VVT, turbo, intercooler, injeção direta e movido a gasolina. Esse motor gera 184 cv  e 28,6 kgf.m de torque entre 1.600 e 3.600 rpm, força suficiente para empurrar facilmente e com economia seus 1.885 kg.

Faz par com este motor o câmbio automático de seis velocidades DSI 6AT, que pode também ser utilizado no modo manual, pelo qual as trocas de marcha são feitas na alavanca, ou acionado no modo Sport por meio de um botão no console central, que permite que as trocas de marcha no modo automático aconteçam em rotações mais altas, adicionando esportividade na condução do Lifan X80.

Outro destaque desse conjunto mecânico é o acelerador eletrônico (throttle-by-wire), que permite aceleração mais suave e reduz os trancos nas trocas de marchas, além de economizar combustível e diminuir a emissão de poluentes. A integração deste conjunto motor-transmissão tem funcionamento preciso e as trocas de marchas no uso normal são imperceptíveis, com a resposta do motor sempre progressiva e linear, oferecendo uma experiência confortável e com muito prazer de dirigir.

Feng-shui

Lifan X80: SUV chinês chega com bom espaço interno e sete lugares entre os principais atrativos
Cauê Lira/iG Carros
Lifan X80: SUV chinês chega com bom espaço interno e sete lugares entre os principais atrativos

As dimensões do Lifan X80 o colocam como um dos mais espaçosos da categoria. O entre eixos de 2.790 mm determina muito espaço e conforto para 7 passageiros adultos, inclusive os que viajam na terceira fileira de assentos. Além do amplo espaço interno para os passageiros, a cabine do X80 traz vários itens de conforto e conveniência, como o painel no console central para ajuste da temperatura e da intensidade do ar-condicionado (com saídas no teto) para os passageiros da segunda e terceira fileiras e apoio de braço central com porta-copos.

LEIA MAIS: Pesadões colocados à prova no campo de testes da Mercedes-Benz

O pacote de equipamentos e funcionalidades do Lifan X80 segue o padrão da categoria, a começar pelos itens de segurança. Na cabine são seis airbags, sendo dois dianteiros, dois laterais nos bancos do motorista e do passageiro e outros dois do tipo “cortina” posicionados sobre as janelas e que protegem as três fileiras de bancos. Há também dispositivo para fixação de cadeiras de crianças tipo ISOFIX, trava para crianças nas portas traseiras e cintos de segurança de 3 pontos para todos os 7 passageiros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!