O visual retrô da Indian Chief Classic é a sua melhor característica

A Indian Chief Classic é a mais espartana da família, não tem nem banco para o garupa.
Divulgação/Indian Motorcycle
A Indian Chief Classic é a mais espartana da família, não tem nem banco para o garupa.

Após introduzir no mercado norte-americano alguns modelos de motocicletas com motores monocilídricos, a partir dos primeiros anos do século passado, a Indian Motorcycle , empresa que até então ainda chamava-se Hendee (nome de seu criador, George M. Handee, que fundou a marca em 1897 para montar bicicletas), criou o primeiro motor V2 para motocicletas, em 1906, já muito parecido com o motor da primeira Scout , lançada em 1919.

LEIA MAIS: Harley-Davidson Iron 883 é a porta de entrada para o mundo Harley

Apesar de a Scout ser menor e mais popular em sua época, o modelo da marca que ficou mais conhecido foi a Chief , lançada em 1922 com um V2 de 1.000 cm3, logo aumentado para 1.200 cm3. Para atender ao mercado consumidor carente de motocicletas logo após a Segunda Guerra, a Indian Chief chegou a ser o único modelo da marca a ser vendido, pouco antes de a Indian encerrar suas atividades em 1953. Desde então a famosa marca foi passando de mãos em mãos até ser incorporada à Polaris , em 2008. Foi quando a Chief  voltou aos seus dias de glória, como a Indian Chief Classic .

Clássica espartana

A Indian Chief mantém suas características visuais dos anos 30, justamente o que lhe capacita integralmente ao uso do nome Classic. É a clássica das clássicas. A Chief Classic compartilha dimensões e elementos mecânicos com outros três modelos, a Vintage, a Chieftain e a Roadmaster, mas tem como destaque a ausência de muitos itens considerados supérfluos, a exemplo do banco para o garupa. A Indian Chief Classic custa R$ 79.990.

LEIA MAIS: E olha a Vespa no Brasil novamente!

O enorme motor V2 refrigerado a ar da Chief tem cilindrada de 1.811 cm³, o que resulta no delicioso torque de 16,5 kgfm. Com uma suavidade surpreendente, esse motor permite passeios extremamente confortáveis em rotações muito baixas. O visual retrô, no entanto, não impede que a motocicleta tenha toda a tecnologia disponível para esse tipo de motocicleta nos dias atuais, tais como acelerador eletrônico, controlador de velocidade de cruzeiro e freios com sistema antibloqueio ABS.

LEIA MAIS: Nova Triumph Tiger Sport está sempre em constante evolução

É claro que a comparação com os modelos da sua maior rival, a Harley-Davidson , é inevitável. Com características dinâmicas e visuais parecidas, a Indian Chief Classic tem como maior trunfo a suavidade geral, de funcionamento do motor, de silêncio (quase nãos e ouve o ronco dos escapamentos) e de facilidade de manuseio dos comandos. O quadro de alumínio forjado contribui para a facilidade da pilotagem, principalmente em relação ao peso da motocicleta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.