Com novo quadro mais leve, a ER-6n se torna Z650, herdando os 45 anos da tradição “Z”. Saiba mais detalhes sobre a motocicleta

A nova Kawasaki Z650 ficou mais leve e ágil que a ER-6n. Chega ao Brasil pelo preço sugerido de R$ 32.990
Divulgação
A nova Kawasaki Z650 ficou mais leve e ágil que a ER-6n. Chega ao Brasil pelo preço sugerido de R$ 32.990

Lembra da Kawasaki ER-6n, mostrada aqui há uns dois meses? Essa comportada naked bicilíndrica acaba de ceder o seu lugar no lineup da marca para uma nova naked, também bicilíndrica, mas que traz consigo a tradição dos 40 anos da família Z da Kawasaki: a Z650. A Kawasaki Z650, que foi apresentada mundialmente no ano passado no Salão de Milão, utiliza o mesmo motor da ER-6n, porém com algumas pequenas mas importantes alterações, que é o comando de válvulas com maior permanência, para aplainar a faixa de torque, cujo valor máximo é de 6,7 kgfm (6,5 kgfm na ER-6n).

LEIA MAIS: A naked Kawasaki  ER-6n: um abela moto por dentro e por fora

Com isso a potência foi reduzida em 4 cv, passando de 72 cv para 68 cv. Internamente, os dois cilindros são agora do tipo open deck, ou seja, são totalmente envolvidos pela água de refrigeração, o que possibilitou a eliminação das aletas externas aos cilindros. A modificação mais importante na Kawasaki Z650, no entanto, em relação à naked anterior, foi a substituição do quadro de aço, agora de treliça e bem mais leve que o anterior. O peso total da motocicleta foi assim reduzido em 19 kg, passando de 206 kg para 187 kg, em ordem de marcha. O novo quadro pesa agora apenas 15 kg e não tem o amortecedor traseiro lateral, como na ER-6n, mas sim o convencional central, ligado à balança traseira de alumínio por links. Isso deixou a suspensão traseira mais suave progressiva.

LEIA MAIS: Kawasaki GPx 1100: a moto que mexeu com os ânimos no Brasil nos anos 80

Mais novidades sobre a Z650

 A embreagem é agora do tipo deslizante, para impedir o travamento da roda traseira em uma redução brusca de marcha. A posição de pilotagem ficou levemente mais confortável, com o guidão um pouco mais alto, as pedaleiras do piloto mais para a frente e o banco 15 mm mais baixo (passou de 805 mm para 790 mm). O novo painel de instrumentos tem agora o conta-giros com ponteiro digital, shift light para mostrar o momento de troca de marcha e indicador de marcha engatada, o que é muito útil na estrada. Todas essas novidades puderam ser conferidas no test-drive em ruas e estradas, mostrando que a nova motocicleta realmente ficou mais leve, ágil, confortável e fácil de ser pilotada.

LEIA MAIS:  Kawasaki Z300 é uma superbike em escala. Gabriel Marazzi conta os detalhes

 O preço sugerido para a Kawasaki Z650 é de R$ 32.990, com freios ABS de série e chegando às lojas em junho. As cores disponíveis são branco, preto e verde. Ainda este ano outra representante da família Z da Kawasaki deverá ser atualizada: a Z800 se tornará Z900. A nova Kawasaki Z650 ficou mais leve e ágil que a ER-6n

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.