Yamaha TT-R 230 em ação no curso de pilotagem com Jorge Negretti
Divulgação
Yamaha TT-R 230 em ação no curso de pilotagem com Jorge Negretti

“Com tanta estrada asfaltada, por que alguém iria querer pilotar na terra?!” Achei muito divertido quando ouvi essa frase de alguém que falava a sério, mas devo discordar de uma postura assim tão radical. Como é sabido, eu também sou piloto de asfalto, mas mesmo assim já dei muitas voltinhas em pistas de motocross e em trilhas, lá nos meus áureos tempos de 20 kg a menos.

LEIA MAIS: Como é montar e desmontar uma Harley-Davidson?

A ação da Yamaha na divulgação de seu programa de competições no off-road veio bem a calhar para mim, que me diverti muito por um dia relembrando as específicas técnicas de pilotagem no fora de estrada. A marca está lançando um curso de pilotagem para seus clientes cujo professor é nada menos do que Jorge Negretti, um dos maiores pilotos de motocross do Brasil. É sempre bom ressaltar que a prática do fora de estrada com motocicletas é um excelente e completo programa de exercícios físicos, o que me deixou, ao final do dia, dolorido, cansado, cheio de lama mas feliz.

No curso, os alunos aprendem técnicas de pilotagem como postura em curvas, frenagem, subida, descida e transposição de obstáculos diversos, além é claro, de dicas de como se alimentar durante a prática do off-road e ajuste e manutenção da motocicleta.

Sujando de barro

A motocicleta utilizada é a Yamaha TT-R 230, um modelo especial para fora de estrada vendido oficialmente pela Yamaha. A TT-R está com uma promoção muito interessante para seus compradores, além do curso com Negretti e com os instrutores do YRA (Yamaha Riding Academy), as primeiras 230 motocicletas virão com um exclusivo kit composto por colete de proteção, cotoveleiras, joelheiras, bolsa de ferramentas, bolsa de hidratação, uma grande bolsa para guardar e transportar todos estes equipamentos, calça e camisa, que pode ser customizada com o nome e o número que o comprador quiser.

Você viu?

LEIA MAIS: Sutis diferenças na Harley-Davidson Softail Deluxe

A Yamaha TT-R 230 custa R$ 13.350 e o valor nominal do kit, que não pode ser vendido separadamente (nem qualquer um dos componentes) é de R$ 1.310. É uma excelente oportunidade para aqueles pilotos que sempre quiseram ingressar no poeirento mundo do off-road e não sabiam como e nem tinham um incentivo dessa natureza.

LEIA MAIS: O momento da Triumph Bonneville Bobber

Para mim, este curso surgiu em boa hora, ajudando-me a desenferrujar para enfrentar mais uma aventura sobre duas rodas com a Yamaha . Hoje mesmo (sexta-feira) parto para uma expedição pela histórica Estrada Real, caminho entre Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, até Ouro Preto, em Minas Gerais, utilizado pelos tropeiros do século 17 que transportavam ouro e mercadorias entre a mineração e o porto. Serão cerca de dois mil km entre montanhas e vales, passando por cidades históricas no chamado Caminho Velho ou Caminho dos Ouros. De Ouro Preto a expedição seguirá para Diamantina, também em Minas Gerais, pelo Caminho dos Diamantes. Vou contar as aventuras da expedição diariamente por aqui, até finalizar na próxima sexta-feira, quando estarei de volta à vida normal. Acompanhe.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!