Com conjunto honesto, sedã mostra maturidade. Mas poderia caprichar mais na lista de equipamentos de série

Atualmente, um dos itens mais desejados para os motoristas que vivem em grandes centros é ter um carro automático. Há alguns anos, o custo desse equipamento era muito alto. Por isso, algumas fabricantes resolveram  lançar modelos mais simples com caixas  automatizadas. Porém, logo boa parte dos consumidores percebeu que  não se tratava de um verdadeiro câmbio automático. Com a mudança de comportamento, o Toyota Etios surgiu para preencher uma lacuna.

LEIA MAIS: Honda Civic Sport: versão mais simples é a melhor de dirigir

Com o passar dos anos, a transmissão automática foi barateando no Brasil e algumas marcas investiram nisso. Atualmente, o Toyota Etios X 1.3 com câmbio automático, é o modelo mais barato a venda no Brasil, e é sobre ele que vamos falar no vídeo de hoje.

LEIA MAIS: Vídeo! Confira todos os detalhes do novo Chevrolet Equinox

Como sabemos, o Toyota Etios não é um dos carros mais bonitos a venda no mercado. O hatch tem linhas simples, sem muitos detalhes estéticos e acabamento “honesto”. Mesmo assim, a fama da marca e a sua durabilidade fizeram do Etios um carro bem aceito no mercado, mesmo contrariando quem não gosta de aparência.

Para atrair ainda mais o público que busca um carro apenas para condução, a marca japonesa colocou a antiga caixa automática do Corolla no Etios. Por mais que seja um câmbio antigo, casou com a proposta do carro de ser um bom veículo para a cidade.

O motor 1.3, de até 98 cv,  acaba sentindo um pouco a falta de marchas. Mesmo assim, é possível andar na cidade com conforto. Com gasolina, o modelo também chega a ser bem econômico, fazendo uma média de 10 km/l na cidade, batendo os 14 km/l na estrada, conforme o Inmetro.

Falta algo...

Toyota Etios X 1.3
Rafael Ramalho/Falando de Carro
Toyota Etios X 1.3

Com relação aos itens de série, o Etios 1.3 X vem equipado com ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas. O grande problema desta versão é a ausência de um sistema de som. Mesmo sendo um carro de entrada, pelos R$ 52 mil que a Toyota pede, seria quase uma obrigação da montadora fornecer esse tipo de item.

LEIA MAIS: Ainda falta um pouco de pimenta à Volkswagen Saveiro Pepper

O que faz do Toyota Etios um bom carro é sua estrutura. O modelo é bem montado, não faz, barulhos, é econômico e com custo de manutenção baixo. Além disso, tem uma boa posição de dirigir, o que agrada a quem precisa enfrentar o trânsito do dia a dia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.