Quando se fala em picapes a Chevrolet é lembrada quase que instantaneamente. E não é para menos. No ano passado a marca completou o primeiro século de vida dos utilitários na linha. Inicialmente derivados dos automóveis de passeio logo mostraram a necessidade que existia no mercado por algo mais robusto.

LEIA MAIS: O Fusca clássico frente a frente com sua versão moderna TSI. Veja o vídeo

No Brasil a história de picapes da marca começou com o modelo 3100, em 1958, conhecido por aqui como Chevrolet Brasil. Nada mais justo, afinal em nosso país a gigante norte-americana também escreveria um capítulo importante de sua história nesse terreno bastante difícil, literalmente falando.

A linha 10 fez sua estreia com a icônica C10, versão de trabalho inicialmente e que aos poucos foi recebendo alguns equipamentos para aumentar o conforto e agradar aos novos nichos de compradores que passaram a buscar opções no segmento. Vale destacar também a C14 e a versão com caçamba longa.

O diesel fez sua estreia e logo passou a estrear uma nova sigla na gama de opções: D10. Talvez por causa do conjunto de fatores, entre eles a aparência bojuda e a força do motor Perkins, a versão se tornou um ícone entre os apaixonados por picapes e um grande sucesso de vendas.

LEIA MAIS: Chevrolet S10 SS: o sonho de consumo dos anos 90

Naquela época a Chevrolet tinha apenas uma concorrente igualmente de peso: a F1000. Contarei a história dela em detalhes em uma matéria própria. Mas vale ressaltar que suas diferenças eram grandes, desde o desenho até o motor diesel, e ambas protagonizaram uma das melhores rivalidades da história do segmento.

À frente de seu tempo

Chevrolet D10
Renato Bellote/iG
Chevrolet D10

Falando em motores sob o capô a D10 trazia o resistente Perkins de 3,9 litros, 82 cv e 25,6 kgfm de torque. Vale lembrar que essa foi a era pré-turbo e que seria substituída pela D20, aspirada ou com turbo, que também se tornaria importante na história da marca.

LEIA MAIS: Golf GTI MK 4.5 é a versão quase desconhecida com 193 cv de potência

Dirigindo notamos uma diferença acentuada em relação às picapes atuais. Os engates exigem objetividade do motorista e logo se nota que a principal vocação do modelo era mesmo o trabalho. De qualquer modo, andar na Chevrolet D10 foi uma experiência única para um apaixonado por picapes como eu. Na semana que vem vamos conhecer a F1000. Até lá!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!