Para muitos, o 75 Turbo é considerado o último Alfa Romeo por ter sido o derradeiro modelo da marca com tração traseira
Renato Bellote
Para muitos, o 75 Turbo é considerado o último Alfa Romeo por ter sido o derradeiro modelo da marca com tração traseira

Alfa Romeo. A combinação dessas duas palavras, fruto do sobrenome do seu criador, traz a tona sentimentos de paixão e muita história. A marca foi fundada em 1910, em Milão, e fez história nas pistas e nas ruas para criar uma legião de entusiastas mundo afora.

O objetivo inicial de Nicola Romeo, sem dúvida alguma, foi o automobilismo. A marca milanesa se destacou em várias provas tradicionais em seu país de origem, como a Targa Florio , e logo alçou voos maiores. Vale lembrar que a Alfa Romeo foi a primeira equipe a conquistar um título mundial de Fórmula 1 .

O sucesso nas pistas logo se refletiu em modelos de rua bastante divertidos. A história mostra uma evolução constante da marca , inclusive em termos de motorização e otimização do desempenho. Como outras marcas italianas a gestão sempre foi um grande problema e, ao longo dos anos, passou para as mãos do governo e terminou na Fiat .

O exemplar da matéria é único no Brasil. Em 1987 foram criados apenas 500 exemplares de homologação para o grupo A. E apenas esse está no Brasil. Debaixo do capô temos o motor turbo, com 155 cavalos, além de radiador de óleo e intercooler.

O 75 Turbo Evoluzione é um carro pra lá de divertido. Para muitos ele é considerado o último Alfa Romeo, justamente por ser, durante muitos anos, a última opção equipada com a tão apreciada tração traseira. Isso só voltaria nos modelos mais atuais, lembrando que 164 166, ícones italianos , tinham tração dianteira. Um pecado para máquinas tão belas.

Guiar o carro é uma experiência bastante completa. E empolgante. Como todos os modelos turbinados dos anos 80 ele traz o turbolag. Em outras palavras, uma certa demora para encher a turbina. Se isso pode parecer uma deficiência está enganado. Assim que o caracol entra em ação o cuore sportivo mostra a que veio. Como já dito empolgação de sobra.

Uma outra característica bastante apreciada é o escapamento . O proprietário mandou fazer um sob medida justamente para explorar as sensações ao volante. Com o coletor dimensionado de fábrica e os engates mais longos experiência se torna muito interessante. Até a próxima semana. Arrivederci!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!