Hatch esportivo é arrematado em leilão na Inglaterra pelo equivalente a R$ 126.106, valor bem acima do esperado para o modelo

Peugeot 205 GTI impressionou pelo desempenho desde quando foi lançado, em 1984
Divulgação
Peugeot 205 GTI impressionou pelo desempenho desde quando foi lançado, em 1984

Quando você menos espera, aquele hatchback que outrora fora criado apenas para ser um esportivo acessível faz 27 anos e alcança valor recorde em um leilão. Aconteceu com um Peugeot 205 GTI 1989 na Inglaterra, na semana passada. O novo dono desembolsou 30.938 libras (R$ 126.106), 12.000 libras (R$ 48.913) a mais do que o estimado, por um exemplar com apenas 12.777 quilômetros rodados.

É o segundo recorde para um Peugeot 205 GTI neste ano. Em abril, um exemplar vermelho 1991 – e assim como o prata da Silverstone Auctions equipado com o motor 1.9 – foi arrematado por 25.200 libras durante um evento da Anglia Car Auctions.

LEIA MAIS: Peugeot 208 GT: fonte da juventude

Mas quem o 205 GTI pensa que é? O primeiro, lançado em 1984, levava motor 1.6 de 115 cv. Dois anos depois veio  1.9 de 130 cv, que fazia de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Eram apelidados de “Pequeno Pug”. Havia ainda o T16 , de 450 cv, que papou os títulos de 1985 e 1986 do Campeonato Mundial de Rali e cuja versão de rua, com 200 cv, ficou conhecida como “L`Enfant Terrible”, a criança terrível.

LEIA MAIS: Sandero R.S, receita gourmet da Renault, mas com preço acessível

Darryl Sleath, escritor e restaurador de carros antigos, uma vez disse que o pequeno francês “talvez tenha sido o hot hatch mais dinâmico da década de 1980”. Quando conheceu o 205 GTI, a revista (bíblia) inglesa Autocar declarou que o modelo ”veio para definir novos padrões em termos de agilidade”. Em 1990, a também inglesa Car classificou o hatch como o carro da década. Tudo isso enfrentando gente grande, como VW Golf GTI , Ford Escort RS e Opel Astra GTE.

Hot hatches estão em alta. Por aqui, nunca tivemos uma safra tão rica: Fiat 500 Abarth , Renault Sandero R.S ., Citroën DS 3, Volkswagen Up TSI e Peugeot 208 GT . Todos querendo ser como o mito.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.