HB20 ou Onix, qual compacto comprar?

Maiores novidades entre os compactos populares, modelos da Hyundai e GM são parecidos em quase tudo, mas são os detalhes que fazem a diferença

Thiago Vinholes | 23/8/2013 08:30

New Beetle
Rafael Munhoz

HB20 e Onix são parecidos em quase tudo, mas são os detalhes que fazem a diferença

O segmento de carros compactos populares respondem por mais da metade do volume de veículos vendidos no Brasil, por isso pode ser considerado o principal pilar do mercado nacional de automóveis. De tão importante, a categoria se diversificou e nos últimos anos passou por um período de reformulação, especialmente em termos de qualidade e desempenho. Hyundai HB20 e Chevrolet Onix são alguns dos modelos mais recentes do ramo que pegam carona nesse momento de evolução.

Objetos desse comparativo, Onix e HB20 são muito parecidos na forma como respondem a sua proposta, de ser um compacto relativamente acessível e agradável. O iG comparou os dois modelos com pacotes de conteúdo praticamente iguais. A semelhança entre os veículos aparece até em suas dimensões, diferenciando-se um do outro por meros centímetros, com pequena vantagem para o modelo da Chevrolet.

As diferenças começam a aparecer por baixo dos capôs. O Onix testado foi o 1.4 LTZ com câmbio manual de 5 marchas. Segundo a GM, esse motor (flex) gera 106 cv e 13,9 kgfm de torque. O HB20 veio na versão 1.6 Comfort Style, também com transmissão mecânica de 5 velocidades. Esse conjunto, de acordo com os coreanos, desenvolve até 128 cv com etanol e 16,5 kgfm de torque, o que já coloca a Hyundai em vantagem.

O motor do HB20 também é um projeto mais jovem. Diferentemente do usado no carro da Chevrolet, um bloco com apenas 8 válvulas, o Hyundai utiliza um sistema 16V. Essa tecnologia melhora o fluxo de gases no interior do motor, proporcionando números superiores de potência e eficiência em consumo de combustível em rotações mais altas. Em contrapartida, custa mais caro e quando quebra a manutenção é complicada.

Com um motor maior e mais avançado, o HB20 não por acaso supera o rival em desempenho. Conforme dados da Hyundai, o compacto abastecido 100% com etanol acelera do 0 aos 100 km/h em 9,3 segundos, contra 10 segundos do concorrente da GM. Já a velocidade máxima do carro coreano é de 184 km/h, enquanto o Chevrolet chega a 180 km/h. Na parte de consumo os modelos praticamente empatam, com um pequena vantagem para o Onix, com média de 13,5 km/l (com gasolina), contra 13 km/l do compacto coreano, em medições feitas iG.

O comportamento do Onix, por outro lado, é mais “arisco”. Os comandos do carro são mais justos, como o câmbio com encaixes rápidos e a direção com boa pegada e resposta direta. É um daqueles carros que agradam a quem gosta de dirigir, especialmente carros com câmbio manual. O HB20, por sua vez, tem um ajuste específico para o conforto, acompanhando o estilo mais refinado e “premium” da Hyundai. Por isso, o modelo tem controles mais suaves e fáceis de manusear.

Pequenas diferenças

Enquanto o HB20 leva alguma vantagem na parte mecânica e em desempenho, o Onix é melhor da parte de conteúdo justamente por um item, a central multimídia MyLink. Esse equipamento permite integrar funções do smartphone ao sistema do carro, como a agenda de contatos, bibliotecas de música e navegador GPS. Em outras palavras, o carro fica conectado a internet, o que permite acompanhar noticiários, redes sociais e a situação do trânsito em tempo real (tais recursos requerem aplicativos compatíveis com o MyLink). O único entretenimento a bordo do carro popular da Hyundai é o rádio com conexão Bluetooth para celular com streaming de áudio. E só.

Os dois carros já vêm de série (nessas versões) com ar condicionado, freios ABS com EBD, airbag duplo frontal e itens triviais, como desembaçador do vidro traseiro e faróis de neblina. No quesito segurança, o HB20 sai na frente ao vir equipado com sistema Isofix para fixação de assentos específicos para crianças. Além disso, o porta-malas do modelo coreano, apesar de suas dimensões inferiores a do Onix, é maior: comporta 300 litros, contra 280 l do Chevrolet.

Na ponta do lápis, HB20 e Onix são carros muito parecidos e escolher qual levar realmente não é uma tarefa fácil. O melhor carro para essa categoria seria justamente uma combinação dos dois modelos. O Hyundai tem desenho moderno e conjunto mecânico mais avançado e o Chevrolet traz um sistema de mídia sem igual na categoria. Além disso, o veículos custam praticamente o mesmo: o HB20 nessa versão custa R$ 44.395 e o Onix, R$ 44.690.

Ainda assim, o carro da Hyundai é um carro melhor acertado e com um nível de refinamento e qualidade nunca antes visto na categoria. Portanto, é HB20 na cabeça!

Chevrolet Onix Nota Quesito Nota Hyundai HB20

Com motor 1.4 8V o modelo da GM é bom na cidade, com respostas ágeis, mas “grita” demais na estrada e sofre com a falta de torque para ultrapassagens.

6

Prazer ao dirigir

7

O motor 1.6 16V é mais apropriado para quem dirige com frequência na estrada e o câmbio manual tem bom manuseio. A suspensão bem acertada também ajuda.

O motorista se encaixa bem nesse carro da GM. Banco e volante têm formatos especiais e os espaços para pequenos objetos são práticos.

7

Ergonomia

8

O carro da Hyundai traz o básico na cabine, até para não complicar tanto. Os porta-objetos são bons e vêm em boa quantidade e os comandos do carro são fáceis, com destaque para os botões no volante.

O maior erro desse carro é ter um ajuste limitado para a altura do banco do motorista. Isso força motoristas mais altos a dirigirem de forma desconfortável.

5

Conforto para o motorista

7

Imitando os modelos maiores da Hyundai, o HB20 privilegia o acerto para o conforto, por isso as respostas suaves do carro. Com isso, o motorista faz menos esforço para guiar o carro, especialmente no trânsito.

Embora mais apertado que o Hyundai, o compacto da GM também oferece espaço razoável aos passageiros. O porta-malas também é menor, com 280 litros.

6

Conforto para os passageiros

7

O carro da Hyundai é junto do Renault Sandero um dos modelos mais espaçosos da categoria. A parte traseira leva mais três passageiros com tranquilidade.

As características do Onix nesse ponto são praticamente iguais às do HB20. O modelo da Chevrolet, todavia, perde pelo espaço interior e porta-malas inferiores.

7

Praticidade

8

Fácil de guiar, o HB20 é prático na cidade e seu interior serve perfeitamente para levar passageiros com conforto e porta-malas supre necessidades do dia a dia ou de uma viagem em família.

Esperto na cidade, o Onix é tímido na estrada. Falta potência e torque ao motor em giros mais altos para tornar o carro mais seguro em ultrapassagens. Esse ponto também eleva o consumo de combustível.

7

Versatilidade

8

O motor 1.6 16V faz do HB20 um carro mais eficiente em trechos rodoviário, devido a vantagem do bloco com mais válvulas. Na cidade, a desvantagem comparado ao motor 1.4 8V não chega a ser relevante.

As respostas mais rápidas e diretas da direção e os comandos mais apurados de câmbio e pedais fazem do Onix um carro mais emocionante de conduzir. No entanto, falta potência.

7

Diversão

6

Mais racional do que emocional, o carrinho da Hyundai é contido em suas ações. A direção leve e a suspensão macia cortam qualquer chance de esportividade nesse carro. Sua proposta é o conforto em uma pequena embalagem.

Com inspiração esportiva, o carro da GM tem belos traços, mas a escolha dos faróis com acabamento azul não é das melhores. Há quem diga que ele se pareça com o Gol.

7

Visual

8

O desenho do modelo coreano passa uma impressão maior de sofisticação e luxo. Parece até um mini-i30. O HB20 tem um dos desenhos mais aprovados do ramo.

O carro da GM pode trazer o moderno sistema MyLink de entretenimento com tela touch screen. Esse recurso é a central multimídia mais avançada da categoria.

8

Tecnologia

7

Fora o motor 16V, o HB20 não traz nenhum outro recurso tecnológico que mereça destaque. O pacote inclui itens básicos de segurança e rádio com Bluetooth.

Mais despojado que o Hyundai, o Onix é o novo carro da GM para o público jovem e antenado. Ele, portanto, não é um carro indicado para quem busca mais requinte e alguma sensação de luxo.

7

Status

8

Na escala do luxo, a Hyundai atualmente goza de mais prestígio do que a GM, por isso o HB20 soa como uma proposta mais sofisticada em uma categoria tão acostumada com a simplicidade.

O grande destaque do Onix é o sistema MyLink. No mais, o modelo da GM deixa a desejar em ergonomia e pela falta de força do limitado motor 1.4 8V.

6,7

VEREDICTO

7,4

Mais potente e espaçoso, o HB20 é um bom carro para rodar na cidade e viajar com gastos razoáveis de combustível. Além disso, o visual do carro, tanto externo como no interior, é dos melhores da categoria.

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - julho de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.989
Volkswagen Gol 14.347
Chevrolet Onix 14.015
Fiat Strada 12.585
Hyundai HB20 10.857
Ford Fiesta 10.591
Fiat Uno 9.613
Fiat Siena 8.949
Chevrolet Prisma 8.498
10º Volkswagen Saveiro 7.296