Ainda vale a pena ter uma perua no Brasil?

Modelo já foi o preferido das famílias, mas perdeu espaço com a chegada de minivans e crossovers

Ícaro Bedani | 17/5/2012 12:10

Morte das peruas
Divulgação

Fiat Marea foi uma das principais peruas vendidas pela Fiat

Família reunida, malas prontas, crianças contadas e bem acomodadas no banco traseiro, cintos afivelados... É hora de descer para a praia. A cena se repete até hoje, porém, há pouco menos de 10 anos, isso era comum acontecer dentro das extintas station wagons ou simplesmente peruas, para os mais próximos.

Você não precisa forçar a memória para lembrar-se de personagens como Ford Escort SW, Volkswagen Quantum, Fiat Marea WeekendChevrolet Corsa Wagon rodando pelas ruas. Mas, talvez você precise se esforçar para entender o porquê destes que eram os principais “carros familiares” do mercado perderem tanto espaço e serem praticamente extintos, um a um.

Veja também a galeria de fotos das peruas do mercado brasileiro

Então, vamos fazer um paralelo com a história dos dinossauros (sim, no final fará sentido). Existe uma teoria que afirma que os lagartões foram exterminados por um cometa que desestruturou todo o planeta Terra. Bem, também existe um meteoro na história das peruas: o Renault Scenic. A primeira minivan que desembarcou no Brasil em 1999 e acabou com a vida das, até então, peruas familiares, obrigando todas as montadoras nacionais a se mexerem com relação ao efeito.

Morte das peruas
Divulgação

Primeira minivan da Renault no Brasil, Scénic acabou com as stations wagon

Foi por causa da novidade da Renault que começaram a surgir Merivas, ZafirasIdeas, Livinas e afins. E as stations? Assim como dizem que alguns animais só existem por causa da evolução dos dinossauros, o Brasil ainda convive com modelos que tentam sobreviver no mercado, caso da VW Parati, Renault Mégane Gran Tour, VW Jetta e Passat Variant, Hyundai i30 SW, Fiat Palio Weekend, Peugeot 207 SW e até mesmo o novo Volvo V60, que chega em junho.

Morte das peruas
Divulgação

Passat Variant tem visual elegante, mas não convence os brasileiros

O problema é que a cada dia as pessoas se esquecem mais das peruas, e as marcas também. Modelos abandonam as linhas de produção e importações são deixadas de lado. O mercado de minivans cresce a cada dia, vide o caso da Chevrolet Spin que, conforme você conferiu no iG Carros, chega em julho para aquecer o segmento (que já está bastante estacionado, diga-se de passagem).

Outro agravante para a queda na procura das stations foi o crescimento na venda e variedade dos sedãs compactos, que também entraram para a lista dos queridinhos das famílias, entregando um espaço interno razoável e quase sempre um porta-malas com boa capacidade. Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, Volkswagen Voyage e Renault Logan são alguns dos responsáveis por entregar o mesmo espaço e custo/benefício das antigas stations.

Para finalizar a batalha entre espaço e estilo, os crossovers chegaram ao Brasil com uma força impressionante. Aqueles que procuravam mais status, mas sem perder espaço interno, encontraram nos utilitários uma ótima alternativa. Além disso, a posição de dirigir e a tecnologia destes modelos chamam mais a atenção do que nas atuais peruas vendidas no Brasil.

Mesmo diante de tanta concorrência, as stations ainda respiram. Na Europa, por exemplo, montadoras encontraram uma forma de vender os modelos oferecendo potência e visual esportivo, num carro capaz de transportar a família tranquilamente e com muita segurança. É o caso do Audi RS4 Avant e do novo BMW Série 3 Touring. No Brasil, estes modelos são trazidos apenas por encomenda e atingem apenas um grupo muito seleto de compradores.

Então, quer dizer que as peruas serão extintas? Aparentemente, não. Há quem goste de ter um veículo com espaço para a família e não queira deixar de lado a mesma sensação de dirigir de um sedã. Além disso, elas costumam ser mais baratas que minivans e crossovers equivalentes, o que não deixa de ser um atrativo mais que especial hoje em dia.

Leia tudo sobre: Station WagonsPeruasVolkswagenFordChevroletFiatMarea WeekendCorsa WeekendEscort SWJetta VariantPassat VariantRenaultMegane Grand TourScenicQuantumMerivaZafiraSpinVolvoV60Peugeot207 SWHyundai130 SW

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - julho de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.989
Volkswagen Gol 14.347
Chevrolet Onix 14.015
Fiat Strada 12.585
Hyundai HB20 10.857
Ford Fiesta 10.591
Fiat Uno 9.613
Fiat Siena 8.949
Chevrolet Prisma 8.498
10º Volkswagen Saveiro 7.296