Carros que chegam no segundo semestre

Segunda metade do ano será agitada com a estreia de novos modelos nacionais e importados

Thiago Vinholese Karina Simões | 29/5/2013 11:23

O mercado brasileiro de automóveis vive com uma sequência de lançamentos que literalmente não tem fim. Entra ano e sai ano e mais uma avalanche de carros invade o País. Somente neste ano já foram lançados mais de 20 novos veículos, entre modelos inéditos e reformulações de produtos em mudanças de linha. Entram nessa lista veículos como VW Saveiro, Toyota RAV4, Hyundai HB20S, Peugeot 208, Audi A3, Chevrolet Prisma, Kia Cerato, Mercedes-Benz Classe A... Todos tinindo de novo.

E toda essa leva de novidades chegou ao mercado apenas no primeiro semestre de 2013. Foi só o começo. Para a segunda metade do ano as montadoras preparam mais um banho de carros novos, alguns muitos importantes e que podem redefinir o panorama de certas categorias, como a dos hatchbacks médios, que verá a chegada dos novos Ford Focus e o tão esperado VW Golf VII. No campo dos sedãs, as novas gerações de Nissan Sentra e Chevrolet Malibu terão a chance de se redimir no segmento com um conteúdo mais interessante.

Conheça abaixo os principais carros que chegarão ao mercado brasileiro no segundo semestre.
Prepara-se!

Chevrolet Malibu

O carro: A GM desta vez acertou no projeto do Malibu. O sedã médio/grande da Chevrolet agora é um carro global, por isso ganhou um aspecto mais homogêneo de visual e dinâmica. Ele mais aquele sedã grandão com suspensão mole, como o público norte-americano adora. O carro também abandonou o motor V6 e adotou um propulsor mais “limpo”, o 2.5 Ecotec (quatro cilindros) de 190 cv. Outra parte que pode agradar é o sistema multimídia MyLink, com interface fácil e bons recursos.

Efeito na categoria: O novo Malibu será o carro mais sofisticado da GM no Brasil e assumirá o posto do produto top de linha, que por anos foi ocupado pelo Omega. Desta vez, diferentemente da geração passada, o sedã tem bons argumentos para se destacar no mercado. O modelo vem bem servido de recursos tecnológicos e tem apelo visual.

Citroën C4 Lounge

O carro: Nascido na China, o C4 Lounge é o substituto do veterano C4 Pallas, que já até saiu de linha. O modelo segue a receita clássica da Citroën, com linhas bem delineadas no exterior e interior com acabamento de nível acima da média na categoria. O sedã que vem para o Brasil – o carro será fabricado na Argentina -, no entanto, manterá boa parte do conjunto mecânico do modelo atual, como o motor 2.0 16V flex. O motor 1.6 THP (turbo) pode ser outra opção.

Efeito na categoria: Com o fim do encanto do C4 Pallas, o “Lounge” terá a missão de reacender o charme da Citroën na categoria. O carro se destaca entre os sedãs pelo visual, mas a parte mecânica, se realmente for mantido o conjunto atual, pode deixar a desejar com o tempo, frente a inúmeras novidades tecnológicas que chegam ao segmento.

Fiat Linea

O carro: Lançado em 2008, o Fiat Linea carece de novidades na linha atual. Questionado quando estreou, o modelo melhorou bastante quando aderiu ao motor 1.8 E.torQ em 2010, mas hoje não consegue o espaço desejado pela montadora em meio ao agitado segmento dos sedãs médios. Para reverter a situação, o carro passará por um facelift visual e também deve ganhar novos recursos embarcados, como um sistema de navegação e acabamento renovado.

Efeito na categoria: Um carro da Fiat bem posicionado em qualquer categoria é um forte concorrente para todas as marcas no Brasil. A marca italiana tem uma forte rede de assistência por todo País e isso garante uma maior segurança para o consumidor. Se agradar pela lista de equipamentos, o sedã terá chances de ganhar mais espaço na categoria. Se não, ficará na mesma.

Ford Focus

O carro: Líder no ramo dos hatchbacks médios, há quem diga que o Focus ainda nem precisa mudar. Mas a Ford irá fazê-lo. A terceira geração do carro está programada para chegar ao Brasil via Argentina até o final do ano para dar continuidade ao sucesso do carro no País. O modelo está mais bonito, com visual bastante arrojado e com inspiração esportiva, e há novos motores, mais eficientes em consumo e com mais potência. O modelo sedã também vem.

Efeito na categoria: A liderança do Focus entre os hatches se dá pela combinação de um preço competitivo e um produto de qualidade comprovada. Quem tem um, gosta e compra outro. Além disso, a mudança é necessária, pois a categoria está em plena renovação e novos produtos, alguns muito interessantes, estão chegando.

Mitsubishi ASX

O carro: O crossover da Mitsubishi vai ser fabricado no Brasil com as mesmas especificações do modelo atual, importado do Japão. Essa mudança poderá reduzir os preços do veículo e assim aumentar sua competitividade no segmento. O veículo tem bom desempenho e hoje agrada pelo bom pacote de itens que traz e sua praticidade para uso na cidade ou em viagens.

Efeito na categoria: Com o preço reduzido, o que a marca ainda não garante, o ASX poderá incomodar com mais efeito outros “players” do segmento, como o Honda CR-V e Hyundai ix35.

JAC J3

O carro: O “inesperado” JAC J3 já vai mudar no mercado brasileiro. O modelo estreou uma nova geração na China e esse mesmo modelo deve chegar ao País até o final deste ano. O modelo tem novidades no visual, com inspiração europeia, e o motor da versão que vem para o Brasil desta vez será flex. Houve também melhoras significativas no interior.

Efeito na categoria: O J3 atrai pelo custo/benefício. Vem recheado de itens que em seus concorrentes são (caros) opcionais, mas a qualidade do produto importado da China sempre deixa alguns com o pé atrás. Se de fato evoluir, o novo J3 pode surpreender.

Mercedes-Benz Classe S

O carro: Símbolo de status máximo na gama da Mercedes-Benz, o novo Classe S adotou o visual padrão da montadora e recebeu um novo banho de luxo e tecnologia. É o carro mais avançado já criado pela marca e seus recursos de conforto estão entre os melhores do mundo. Com mais de 5 metros de comprimento, o S é o carro para autoridades e celebridades de ponta.

Efeito na categoria: O novo Classe S acaba com a defasagem da marca na categoria dos sedãs de alto luxo, hoje capitaneada pelo Audi A8 e o BMW Série 7. Com o novo design e o conteúdo atualizado, o modelo volta à briga do segmento com bons argumento. No Brasil, o carro será oferecido somente sob encomenda e seu preço poderá superar a faixa dos R$ 800 mil.

Renault Logan

O carro: Segunda geração do Logan, a maior criação da Dacia (divisão de carros de baixo custo da Renault), enfim vai ganhar uma nova cara da marca e uma plataforma mais segura. O modelo, todavia, manteve o acabamento espartano e também boa parte da motorização da linha atual, que serve a proposta do carro, que é ser funcional e barato.

Efeito na categoria: A categoria dos sedãs populares com avantajados porta-malas está em efervescência no Brasil. Vide Chevrolet Cobalt, Nissan Versa, Fiat Grand Siena, Hyundai HB20S... Um produto renovado tem sempre maior aceitação e desta vez o Logan vem com apelo visual.

Volkswagen Golf VII

O carro: Aleluia! O novo Golf finalmente vai chegar ao Brasil! A sétima geração do carro é um dos modelos mais sofisticados na atualidade no ramo dos modelos médios. Design caprichado, motorização de ponta, equipamentos avançados... Não faltam atributos ao novo carro da VW para surpreender na categoria, em especial frente a concorrência que ainda não mudou.

Efeito na categoria: O Golf VII será talvez o modelo mais moderno de seu segmento no Brasil, porém, seu preço deve chegar às alturas. O carro será importado do México e conviverá, no primeiro momento, com o modelo fabricado no Brasil, ainda na quarta geração. Venderá pouco no começo, mas quando for nacionalizado (se fato isso acontecer), o carro poderá voltar ao topo da categoria, lugar onde figurou durante muitos anos.

Leia tudo sobre: mercado Fiat GM VW Mercedes-Benz

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - março de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Strada 13.017
Fiat Palio 12.872
Volkswagen Gol 12.545
Chevrolet Onix 12.244
Fiat Uno 10.275
Ford Fiesta 9.045
Hyundai HB20 8.312
Fiat Siena 7.716
Volkswagen Fox 6.264
10º Renault Sandero 6.006

© Copyright 2000-2013, Internet Group - Portais: iG e iBest

Topo