Linha 2017 de Chevrolet Spin e Cobalt apostam em melhor rendimento. Saiba tudo o que mudou na minivan e no sedã.

Com mudanças no motor 1.8, Chevrolet Spin e Cobalt tiveram uma grande melhora no rendimento, de até 30% no caso da minivan.
Divulgação/General Motors
Com mudanças no motor 1.8, Chevrolet Spin e Cobalt tiveram uma grande melhora no rendimento, de até 30% no caso da minivan.

A General Motors continua a maratona de lançamentos. Agora é a vez do Chevrolet Spin e do Cobalt , ambos com mudanças, para ficarem bem mais econômicos, seguindo a mesma tendência mostrada no hatch Onix e no sedã Prisma reestilizados. A minivan agora parte de R$ 57.990, na versão de entrada LS, e chega a R$ 71.990, valor da Spin LTZ automática. Já o Cobalt custa R$ 62.190 no modelo LTZ manual e vai até R$ 68.990 na configuração Elite.

Quem mais mudou foi a Chevrolet Spin . Para alcançar os 30% de melhora no consumo de combustível, os engenheiros foram um pouco além das ideias aplicadas no Onix e Prisma , com a adoção do sistema de grade ativa do radiador. Uma solução aerodinâmica, esse mecanismo abre e fecha as aletas de refrigeração de acordo com a velocidade e necessidade do motor. Quando estão fechadas, reduzem o arrasto do ar, consequentemente reduzindo a força necessária para mover o carro.

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Claro que só isso não basta. Substituíram o câmbio manual, de cinco marchas, por uma de seis , usando a última marcha apenas para economia de combustível (a máxima é atingida em quinta), reduzindo a rotação do motor em velocidade de cruzeiro. Trocaram mais de 100 componentes da Chevrolet Spin e usaram mais aço de alta resistência em painéis em reforços, reduzindo o peso total em até 33 kg. O motor 1.8 SPE/4 gera 111 cv e 17,7 kgfm, com etanol, com novas bielas, pistões e aneis, além de utilizar óleo lubrificante 0W20.

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O resultado é que, segundo o Inmetro, a Chevrolet Spin faz 13,7 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade, com gasolina. Se preferir usar etanol, a minivan tem um rendimento de 9,4 km/l em ciclo rodoviário e 8,1 km/l em ciclo urbano. Esses números são da versão com câmbio automático de seis marchas. Não revelaram qual é o consumo registrado pelo Inmetro para a Spin com transmissão manual de seis marchas.

Desde a versão de entrada LS, apenas com transmissão manual, a Chevrolet Spin conta com direção elétrica progressiva, ar-condicionado, vidros elétricos e banco do motorista com ajuste de altura. Nada de rádio, apenas preparação, e custa R$ 57.990. A versão seguinte é a LT, por R$ 61.490, e que adiciona a central multimídia MyLink 2 com tela de 7” sensível ao toque, volante multifuncional, e roda de alumínio 15”.

A versão intermediária passa a ser a Advantage, apenas com câmbio automático de seis marchas e que adiciona o computador de bordo, sensor de estacionamento, e controle de cruzeiro. A aventureira Spin Activ vem por R$ 69.990, com rodas de liga leve 16”, estepe pendurado na tampa traseira e detalhes no design que dão um ar de carro off-road. A opção topo de linha é a Spin LT Z, com sete lugares, por R$ 67.990 na versão manual e R$ 71.990 com o câmbio automático.

Cobalt mais eficiente

Como o Chevrolet Cobalt mudou em dezembro de 2015, não precisavam mexer tanto. Passou pelo mesmo regime que os outros modelos, ficando 36 kg mais leve. O mesmo motor 1.8 EconoFlex foi atualizado para a versão SPE/4, de 11 cv e 17,7 kgfm a 2.600 rpm, com etanol, e que pode trabalhar tanto com o novo câmbio manual de seis marchas quanto com o automático, também de seis.

Com uma aerodinâmica melhor do que a da Chevrolet Spin, o Cobalt impressiona no consumo. O teste do Inmetro registrou 15,1 km/l na estrada e 12,1 km/l na cidade, com gasolina e usando o câmbio manual de seis marchas, uma melhora de 21%. Se usar etanol, o valor muda para 10,4 km/l no rendimento rodoviário e 8,3 km/l na cidade. Com a transmissão automática, faz 14,4 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade, com gasolina.

Será oferecido em três versões. Começa no Cobalt LTZ manual, por R$ 62.190, e que já vem bem completo. Conta com ar-condicionado, faróis de neblina, trio elétrico, sensor de estacionamento, computador de bordo, rodas 15” de alumínio, central multimídia MyLink 2 com tela de 7 polegadas sensível ao toque e integração com celulares Android e iOS, direção elétrica progressiva, e volante multifuncional. Por R$ 66.990, passa a contar com o câmbio automático. O modelo topo de linha é o Elite, por R$ 68.990, com câmera de ré, sensor de chuva e crepuscular e rodas 15” de alumínio com desenho exclusivo.

Confira abaixo a tabela de preços para Chevrolet Spin e Chevrolet Cobalt 2017:

Chevrolet Spin

Modelo Preço
Spin LS R$ 57.990
Spin LT R$ 61.490
Spin Advantage R$ 66.990
Spin Activ R$ 69.990
Spin LTZ Manual R$ 67.990
Spin LTZ Automática R$ 71.990


Chevrolet Cobalt

Modelo Preço
Cobalt LTZ Manual R$ 62.190
Cobalt LTZ Automático R$ 66.990
Cobalt Elite R$ 68.990
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