Saiba o que mudou na linha 2018 do modelo e a lista de preços divulgada pela fabricante. Hatch fica mais equipado e ganha retoques no desenho

Volkswagen Up! passa a ter a série especial Connect, que entra no lugar da Speed Up!, com apelo esportivo
Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Up! passa a ter a série especial Connect, que entra no lugar da Speed Up!, com apelo esportivo

Após um breve encontro com o Volkswagen Up! há algumas semanas, o subcompacto finalmente é apresentado por completo à imprensa especializada, chegando às concessionárias na última semana de abril. Com um leve retoque no design e novos equipamentos, o carro ficou consideravelmente mais caro, com preços desde R$ 37.990 a R$ 55.600, mostrando que a marca alemã aposta numa pegada mais sofisticada.

LEIA MAIS:  Volkswagen Up! GTI será lançado em 2018 com motor 1.0 turbo, de 115 cv

Foi apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra (Suíça) de 2015. As mudanças de design do Volkswagen Up! são bem sutis, principalmente do lado de fora. O para-choque foi redesenhado, recebendo um aspecto mais agressivo e com grades largas. A entrada de ar do capô está levemente maior e está com uma linha que passa na parte de baixo (que pode ser colorida ou cromada, dependendo da versão). E os faróis têm novo desenho interno. 

Na cabine, temos alterações no desenho do painel, principalmente na região do rádio. Uma das novidades é o novo sistema de som que, em algumas versões, pode ser equipado com o sistema Composition Phone, que conecta o carro com um aplicativo do celular (uma solução semelhante à adotada pela Fiat com o Live On). Recebeu o suporte para celulartes semelhante ao da linha Gol e Voyage, com uma entrada USB dedicada na base.

LEIA MAIS: Volkswagen Up TSI já atinge mais de 50% das vendas do modelo subcompacto

Mudaram o painel de instrumentos. Maior, conta com três contadores circulares e uma pequena tela de 3,5 polegadas na parte de baixo, reservada para o computador de bordo, com nove funções. O desenho é o mesmo usado no Fusca. Substituíram o volante pelo mesmo do Golf – que também é usado na maior parte da linha da Volkswagen. Os modelos TSI ainda contam com uma luz ambiente na cor branca que passa pelo meio do painel.

Mais econômico, de novo

Volkswagen Connect Up!
Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Connect Up!

Novamente, o Volkswagen Up! é o 1.0 mais econômico do Brasil. Havia perdido o título para o recém-lançado Fiat Mobi, que alcançou uma eficiência energética de 1,43 MJ/km. Resolveram o problema equipando a versão Take de entrada com rodas de 14” com pneus verdes – este tipo de pneu era utilizado apenas nas configurações com rodas de 15 polegadas. Essa pequena mudança fez com que o Up! reduzisse o consumo para 1,40 MJ/km. 

LEIA MAIS:  Andamos no VW Up! Track, a versão do hatch com jeito de caubói do asfalto

Isso significa que o subcompacto fará, nas versões com rodas 14” e motor 1.0 TSI, 14,3 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Antes, fazia 13,8 km/l e 16,1 k/l, respectivamente. Como não mexeram nos motores, as configurações que usam rodas de 15 polegadas continuam com o nível de rendimento anterior.

Sem mexer na mecânica, o Up! continua com o 1.0 EA211, de três cilindros, gerando 82 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol. Já o 1.0 TSI produz 105 cv e 16,8 kgfm de torque, também com etanol. Ambos trabalham com o câmbio manual de cinco marchas e, na versão aspirada, há a opção do automatizado I-Motion, também de cinco velocidades. A fabricante diz que não irá combinar o motor turbo ao câmbio automatizado, deixando de apostar na mesma estratégia que a Fiat com o Mobi. 

Confira as versões e preços do Volkswagen Up! reestilizado:

Take Up! – R$ 37.990

Equipamentos: Banco do motorista com regulagem de altura, limpador e desembaçador traseiro, suporte para celular, ilminação no porta-malas, direção hidráulica, alerta sonoro de faróis acesos e rodas de 14” de aço com pneus verdes 175/70.

Opcionais: Pacote Take completo, adicionando direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e coluna de direção com ajuste de altura (R$ 5.250)

Move Up! – R$ 48.290

Move Up! I-Motion – R$ 50.668

Move Up! TSI – R$ 52.790

Equipamentos: Adiciona iluminação ambiente no painel (para versões TSI), rodas de liga leve 14”, espelhos retrovisores com luzes de seta integradas, sensor de estacionamento traseiro, para-sol com espelho para o lado do motorista e do passageiro, volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, espelho lateral direito com função tilt-down, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, sistema de som Composition e chave canivete com controle remoto.

 Opcionais: Sistema de som Composition Phone, para integração com o celular (R$ 1.400); Pacote

Connect com cor única (R$ 2.200); Pacote Connect com teto na cor preto ninja (R$ 3.600).

High Up! – R$ 57.100

Equipamentos: Todos os itens do Move Up!, mais sensor de chuva e crepuscular, função Coming & Leaving Home (que mantêm os faróis acesos por mais 30 segundos depois de travar ou destravar o carro) e faróis de neblina com luz de conversão estática.

Opcionais: Sistema Composition Phone (R$ 1.400) e revestimento de bancos em couro sintético (R$ 830).

Cross Up! TSI – R$ 55.600

Equipamentos: Os mesmos que o High Up!

Opcionais: Sistema Composition Phone (R$ 1.400) e revestimento de bancos em couro sintético (R$ 830). 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.