JAC e-JS4 é o irmão 'térmico' do SUV médio T60; chega às concessionárias ao longo deste mês
Divulgação
JAC e-JS4 é o irmão 'térmico' do SUV médio T60; chega às concessionárias ao longo deste mês

Você piscou e a JAC Motors está lançando mais um SUV elétrico no Brasil. Dessa vez, estamos falando do e-JS4 , irmão eletrificado do T60 que parte de R$ 249.900. Ele tem proposta bem diferente na comparação com o e-JS1, o SUV elétrico mais barato do país que chega em setembro com preço na faixa de R$ 150 mil.

Segundo a JAC Motors, o e-JS1 será o segundo carro dos proprietários, com a proposta de ser utilizado por toda a família para ir ao supermercado, academia ou faculdade. O e-JS4, por sua vez, tem o objetivo de ser o único modelo da família, ainda que a marca entenda que o público alvo tenha ‘bala’ para ter mais de um carro.

Estamos falando de um SUV de porte médio , que rivaliza com o Chery Tiggo 5X em sua versão ‘térmica’. O objetivo da JAC Motors é claro: conquistar possíveis clientes do Renault Zoe (R$ 204.990) e Nissan Leaf (R$ 239.900). De que forma isso acontecerá? Acompanhe a seguir.

Tamanho

O JAC e-JS4 tem 4,41 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Na comparação com o Nissan Leaf, modelo elétrico com valor correspondente, ele é mais curto (- 7 cm), mais alto (+ 10 cm) e tem distância entre-eixos menos generosa (- 8 cm).

O porta-malas do e-JS4 é maior. São 520 litros contra 435 litros do Leaf, segundo a fabricante. Outro ponto que merece destaque é o porte do modelo, pois SUVs médios são muito mais alavancados que hatches médios no Brasil. 

Equipamentos e segurança

O e-JS4 tem vários itens de segurança. Para enumerar alguns, traz câmera 360°, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis em LED, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus. Mas por R$ 249.900, fica devendo airbags laterais e de cortina, contando apenas com duas bolsas frontais para motorista e passageiro dianteiro.

O bom acabamento também chama atenção. A JAC apostou em várias texturas para deixar o habitáculo mais sofisticado, com inserções em preto brilhante, partes acolchoadas no painel e até nas portas. O câmbio é do tipo giratório, no mesmo estilo da Land Rover.

O pareamento via Apple CarPlay e Android Auto funciona bem. Dessa forma, é possível replicar aplicativos como Google Maps, Whatsapp e Spotify na central multimídia. Os comandos do ar-condicionado são digitais e aparecem em um diagrama na tela.

Você viu?

Dirigibilidade

Nosso trajeto começou na concessionária da JAC Motors na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, com sentido a Mogi das Cruzes (SP) pela Rodovia Ayrton Senna. O caminho foi de aproximadamente 75 quilômetros, onde tive a oportunidade de guiar o e-JS4 na cidade e na estrada.

O SUV médio elétrico é muito gostoso de dirigir, com acerto de direção correto e suspensão que filtra as imperfeições do solo. O balanço vertical permite que o SUV supere obstáculos urbanos simples sem raspar, ainda que a rolagem da carroceria pudesse ter um acerto mais firme em curvas rápidas.

Pisando fundo, a JAC divulga que o e-JS4 pode atingir 100 km/h em apenas 7,5 segundos. A velocidade máxima é limitada a 150 km/h para evitar gastos elevados de energia.

Gasto energético

Vamos falar do que importa, o gasto energético. A JAC Motors anuncia que o e-JS4 tem 420 km de autonomia, mas este número pode variar de acordo com o seu trajeto, ou a forma de condução. Carros elétricos preferem o ciclo urbano para aproveitar o ‘anda e pára’ do trânsito e recarregar as baterias. Por este motivo, eles costumam ser muito gastões em velocidades acima de 90 km/h.

O e-JS4 tem bom cadenciamento da energia. Após o trajeto de 75 km com bom trecho de estrada, cheguei em Mogi das Cruzes com 75% da bateria. Isso em velocidades acima de 100 km/h na Rodovia Ayrton Senna.

Conclusão

Interior do JAC e-JS4 traz central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto
Divulgação
Interior do JAC e-JS4 traz central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto

A estratégia para carros elétricos da JAC Motors tem tudo para dar certo com o novo integrante. Ele peca pela falta de airbags laterais e de cortina, mas é um produto condizente com o que está disponível na categoria. Em algumas semanas, teremos o e-JS4 em nossa garagem para um comparativo 100% elétrico. 

O e-JS4 já pode ser encomendado nas concessionárias da JAC Motors. A partir de agora, a linha de SUVs 100% elétricos será composta da seguinte forma: e-JS1 (R$ 150.000), iEV20 (R$ 159.990), iEV40 (R$ 189.990), e-JS4 (R$ 249.990). A linha de comerciais leves e utilitários conta com os seguintes produtos: a picape iEV330 P (R$ 299.990), a van iEV750V (R$ 386.990) e o caminhão iEV1200T (R$ 389.990).


JAC e-JS4
Preço: R$ 249.990
Motor: elétrico, tração dianteira
Potência: 150 cv
Torque: 33,6 kgfm
Transmissão: automática
Freios: discos ventilados (dianteira) discos sólidos (traseira)
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Proporções: 4,41 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de entre-eixos
Porta-malas: 520 litros
Peso: 1.710 kg
0 a 100 km/h: 7,5 segundos
Vel. Máx: 150 km/h (limitada eletronicamente)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!