Audi Q3: o alemão para a mãe brasileira

Andamos no novo SUV da Audi que terá preço alto, mas muita tecnologia e versatilidade para as mamães

Ícaro Bedani | 1/2/2012 13:04

Audi Q3 2012 Ambition 2.0 16V gasolina 4p DSG integral

Dados técnicos
Preço
R$ 150.000
Capacidade
5 passageiros
Velocidade máxima
230 km/h
0 a 100 km/h
6,9 s
Consumo urbano
9,8 km/l
Potência
203 cv
Torque
28,6 kgfm
Porta-malas
460 litros
Veja ficha técnica completa

A Audi prometeu e está cumprindo. O novo Q3, um dos 20 carros esperados para 2012, chega às lojas em fevereiro para bater de frente com Range Rover Evoque e BMW X1. Ainda sem preço definido pela marca, estima-se que o valor do SUV compacto deverá ficar em torno de R$ 150.000. A Audi por sua vez, informou que o Q3 de entrada ficará abaixo do Evoque (que parte de R$ 164.900).

Com um valor estimado bastante salgadinho, a marca das quatro argolas não teme a alta do IPI nem a flutuação do dólar e tenta balancear o alto preço do Q3 com diversos itens de série e muita tecnologia embarcada.

Veja mais: Rival do BMW X1, Audi Q3 chega ao Brasil

Mesmo sem estar disponível para pronta entrega nas concessionárias Audi, o jipinho já pode ser encomendado. Ele contará com duas opções de motor, ambas derivadas do eficiente bloco 2.0 TFSI com injeção direta de combustível e turbocompressor, utilizado também no irmão maior Q5. O Q3 “mais barato” desenvolve 170 cavalos de potência e 28,5 kgfm de torque. Segundo a marca, a velocidade máxima é de 212 km/h e o consumo combinado chega a 12,9 km/l.

Enquanto isso, quem optar pelo modelo mais sofisticado terá em mãos todos os 211 cv e 30,5 kgfm de torque do motor turbo. O câmbio automático S tronic de 7 marchas e dupla embreagem vem de série em todas as versões, assim como a tração integral quattro. Essa "duplinha" em conjunto com o propulsor faz o Q3 acelerar do 0 os 100 km/h em 7,8 segundos, na versão de entrada, e 6,9 s, no modelo topo de linha.

Veja mais: Audi Q3 ganha pintura de ouro de Detroit

Além da falta de preço, a Audi também não definiu quais acessórios acompanharão o Q3 no Brasil. Sabemos que ele terá o sistema Audi Drive Select, que oferece quatro opções de direção: Confort, Auto, Dynamic e Efficiency. A própria marca afirma que esta opção serve para que o SUV se comporte de forma semelhante a suas maiores concorrentes, já que uma diz que tem os carros mais confortáveis e a outra o mais esportivos – ok, ninguém imagina que eles se referiram a Mercedes-Benz e a BMW.

E atrás do volante, vale a pena?

Para apresentar o Q3, a Audi nos levou para um pequeno passeio até a Riviera de São Lourenço, em Bertioga, no litoral norte de São Paulo, a bordo do modelo top Ambition com o motor de 211 cv.

Há quem diga que “o carro é caro, mas vale a pena”. Bom, pode ser que sim em alguns casos, mas um SUV que tem espaço para cinco pessoas, mas leva quatro, não é muito inteligente, principalmente por R$ 150.000. É aquele tipo de veículo que vai agradar as mães ao levar os filhos para a escola nos bancos com sistema Isofix para cadeirinhas.

Para quem não está preocupado com o espaço, mas quer um carro mais robusto e com ar menos “tiozão”, o Q3 poderá satisfazer suas expectativas. Devido às formas compactas (4,38 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,5 m de altura e 2,6 m de entre-eixos), a versatilidade na cidade vira um atrativo. Principalmente com o sistema de assistência ao estacionamento em balizas e vagas de 90°.

Teto-solar, sistema de navegação, lane assist (assistente de reconhecimento de faixas), side assist (auxilia na mudança de faixa) e o sistema de som Bose com 14 alto falantes, também eram itens presentes na versão testada, porém, como foi dito anteriormente, a Audi não confirmou se toda essa tecnologia estará disponível na versão final.

O motor 2.0 TFSI dispensa comentários, principalmente na companhia do câmbio S tronic. As trocas precisas e bastante rápidas vindas do sistema de dupla embreagem não deixam nada a desejar. Com a opção Dynamic acionada, o Q3 responde ainda mais rápido: uma ótima pedida para aquela esticada na estrada. O modo Confort é bem menos arrojado e a mudança na modulação da suspensão é facilmente notada.

O Q3 é uma boa opção para quem não tem medo de gastar dinheiro com um híbrido entre um SUV e um sedã médio. A Audi disse que a plataforma do carro é única, uma engenharia inédita na fábrica de Martorell, na Espanha. Único ou não, não seria nada mal a Audi pensar bem nos preços deste utilitário.

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - julho de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.989
Volkswagen Gol 14.347
Chevrolet Onix 14.015
Fiat Strada 12.585
Hyundai HB20 10.857
Ford Fiesta 10.591
Fiat Uno 9.613
Fiat Siena 8.949
Chevrolet Prisma 8.498
10º Volkswagen Saveiro 7.296
Veja ranking completo