C4 Picasso 2012: renovada para crescer

Minivan muda por dentro e por fora para acompanhar expansão da Citroën no Brasil

Thiago Vinholes | 28/2/2011 19:10:00

Citroën C4 Picasso 2011 2.0 AT 2.0 16V gasolina 4p automático seq.

Dados técnicos
Preço
R$ 78.490
Capacidade
5 passageiros
Velocidade máxima
0 km/h
0 a 100 km/h
0 s
Consumo urbano
0 km/l
Potência
143 cv
Torque
20,4 kgfm
Porta-malas
490 litros
Veja ficha técnica completa

As minivans Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso ainda são produtos recentes no mercado brasileiro. Vêm importadas de Vigo, na Espanha, desde 2009 e estão marcando território por aqui. No ano passado foram 4.400 emplacamentos. Neste ano, acompanhando o embalo do crescimento de 21% da marca francesa em 2010 no Brasil, a divisão nacional quer por nas ruas mais 6.600 unidades da linha 2012 dos modelos familiares e com isso garantir 40% do nicho. Para alcançar essa meta, o carro traz algumas novidades no visual externo e na cabine.

Porém, não espere encontrar um novo C4 Picasso na loja. As mudanças são sutis e podem ser contadas com os dedos de uma mão. A grade frontal foi levemente redesenhada para se adequar ao novo logotipo com os dois chevrons da Citroën, as lanternas na traseira ficaram mais escuras, o tecido dos bancos é diferente e a versão Grand ainda vem com faróis de led. Fora isso, o carro continua o mesmo desde a linha 2009, parafuso por parafuso. Já os preços subiram: no modelo menor o valor subiu R$ 1.500, começando em R$ 78.490, enquanto o Grand C4 ficou R$ 2.069 mais caro e agora parte de R$ 91.990.

A Citroën justifica o aumento nos preços com o controle de ar-condicionado digital para os bancos traseiros e as novas rodas aro 17”, que substituem o jogo de 16” do modelo anterior. No conjunto mecânico também nada de novo. Continuam o motor 2.0 a gasolina de 143 cv a 6.000 rpm e 20,4 kgfm de torque a 4.000 rpm, enquanto o câmbio automático segue com as mesmas (e poucas) 4 marchas. Uma caixa de 6 velocidades, algo que a Citroën já oferece em algumas versões do C4 Picasso na Europa, seria mais apropriado ao carro. Ainda com essa deficiência, o conjunto é bem sincronizado e possui trocas suaves, que podem ser realizadas por meio de borboletas atrás do volante multifuncional e com cubo fixo.

Carro de mãe?

O C4 Picasso tem posição de dirigir alta, os comandos de condução são leves e o interior é amplo e com uma série de porta-objetos de formatos e tamanhos diferentes. Tais características são elementos muito procurados pelo público feminino, que não por acaso responde por 55% das compras do carro, nas contas da Citroën. Mas antes de sair dirigindo, seja homem ou mulher, é preciso estar atento a alguns detalhes diferentes do veículo. A alavanca do câmbio, por exemplo, é na parte de cima da coluna de direção (como nos antigos Chevrolet Opala, para os saudosistas), e o freio de mão é um botão no alto do painel.

Em poucos segundos dentro do carro percebe-se sua real aptidão: carregar famílias, e das grandes. No C4 Picasso são 5 lugares, enquanto a Grand tem espaço para mais dois, que viajam nos bancos escamoteáveis no porta-malas. É até sem graça andar nesse carro sozinho. Falta nele uma companhia ao lado e a criançada se descabelando nos bancos de trás. E a sensação de dirigi-lo também é totalmente única com seu para-brisa que proporciona uma visibilidade de até 70° para o alto. Tem-se a impressão de que não há a vidro a sua frente.

A modularidade também é outro destaque da linha C4 Picasso. Nas duas versões, os porta-malas têm diferentes modos de configuração, que variam a capacidade de carga de 490 litros (bagageiro normal do C4 Picasso) a 1.951 l (Grand C4 Picasso com os assentos traseiros rebatidos. Os bancos traseiro podem correr mais para frente ou então ter os encostos rebatidos individualmente. De fato sobra espaço. O modelo menor ainda vem com um carrinho de mão encaixado na lateral do bagageiro. Há também uma lanterna portátil no compartimento, que é recarregada em seu próprio slot na cabine.

Carro para a família

Se depender dos raros representantes do segmento das minivans (a Chevrolet Zafira lidera) no Brasil, é possível que falte C4 Picasso no final do ano. Sem um rival a altura de seu capricho visual e tecnológico, o modelo da Citroën ainda agrada seus consumidores com uma boa posição de dirigir, embora seu desempenho não empolgue, até por que esse não é intuito. Mas o carro vem muito bem equipado para o uso familiar. Há mesas tipo avião para quem viaja atrás e o grande compartimento refrigerado no painel é a cereja do bolo para quem buscava versatilidade.

Leia tudo sobre: CitroënC4 PicassoGrand C4 Picasso2012minivanZafiraChevroletC4PicassoLançamento

PESQUISE CARROS

RANKING

Veículos mais vendidos - setembro de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.907
Fiat Strada 14.225
Chevrolet Onix 13.483
Volkswagen Gol 12.583
Hyundai HB20 9.904
Fiat Siena 9.518
Fiat Uno 8.749
Chevrolet Prisma 8.353
Volkswagen Saveiro 7.780
10º Volkswagen Fox 7.730
Veja ranking completo