Celta e Prisma 2012: o último lance

Previstos para sair de linha em 2014, a dupla campeã de vendas da GM passa pela última atualização, limitada apenas ao visual

Thiago Vinholes | 3/2/2011 10:27:00

Chevrolet Celta 2012 LS 1.0 8V flex 2p manual

Dados técnicos
Preço
R$ 26.115
Capacidade
5 passageiros
Velocidade máxima
156 km/h
0 a 100 km/h
13,8 s
Consumo urbano
13,8 km/l
Potência
77 cv
Torque
9,5 kgfm
Porta-malas
260 litros
Veja ficha técnica completa

Vamos direto ao ponto. Celta e Prisma são adaptações simplificadas do antigo Corsa, aquele lançado em 1992 na Europa e dois anos depois no Brasil com o sobrenome Wind, nome da série mais simples do compacto. Ou seja. São carros com o prazos de validade quase esgotados, ainda mais levando em conta a mudança da legislação em 2014, que exigirá de todos os automóveis nacionais freios ABS e airbags, algo que a coluna de direção dos campeões de venda da Chevrolet não estão aptos a receber por conta do projeto antiquado. Ainda assim, a dupla ainda tem muita lenha pra queimar.

O Celta, lançado em 2000, recebeu seu segundo facelift. O primeiro foi efetuado em 2006. Já o Prisma, mais jovem, estreou em 2006 com a segunda “plástica facial” de seu irmão hatch. A reforma da vez trouxe o novo “DNA” da marca para os carros, caracterizada pela grade frontal dividida ao meio com o logotipo da gravata da Chevrolet ligeiramente maior. Em outras palavras, é um “mini-Malibu”. Fora esses detalhes, os modelos também receberam faróis escurecidos e lanternas com um novo padrão de cores. O Prisma ainda exibe um friso cromado na tampa do porta-malas à la Vectra. No geral, o resultado foi bom, há de se reconhecer.

As mudanças são mais evidentes no interior, embora defeitos crônicos continuem presentes, como a falta de um descanso mais adequado para o pé esquerdo e o volante desalinhado. Este por sinal passou por um banho de perfumaria, que resultou no aplique de plástico na cor prata na parte superior e o ressalto nas extremidades, para melhor empunhadura. A lista de alterações inclui ainda o redesenho dos controles de ventilação, a introdução de um segundo porta-luvas no painel (disponível apenas nas versões LT) e os tecidos dos bancos, que são totalmente novos e transmitem maior sensação de evolução. E só.

Mais do mesmo, com o perdão do chavão

Acelerar um Celta ou Prisma 2010 é a mesma coisa que andar no modelo 2012. Os motores são os mesmos, a suspensão não mudou um milímetro e os freios seguem com sistema de tambores na traseira. O bloco 1.0 VHC E flex gera até 78 cv e 97 kgfm de torque, números que lhe confere o título de mais potente da categoria. Tanto no Celta, como no Prisma, o propulsor oferece bom desempenho, acima da média. Mas seu ronco além dos 4.000 rpm, giro ideal para rodar a 110 km/h, é alto demais e incomoda.

Já o motor 1.4 Econo.Flex, oferecido apenas no Prisma LT, proporciona respostas mais ágeis com seus 97 cv (com etanol) e 13,7 kgfm de torque. Mas não chega a ser um salto tão expressivo em relação ao 1.0, porém, é uma vantagem quando o porta-malas – de 439 litros – está carregado e garante maior segurança em momentos de ultrapassagem na estrada.

Basicamente, os dois modelos mantêm as melhorias mecânicas aplicadas na segunda reestilização do Celta, como o câmbio com manejo mais preciso e a sensível melhora na posição de dirigir. É um carro, até certo ponto, agradável de dirigir, mas sua fragilidade é notável. Um exemplo são as pneus "fininhos" aro 13" e com 6,5" de largura, que apesar de proporcionar boa estabilidade em curvas, podem escorregar na pista molhada em linha, mesmo sem frear.

Elevação de preços

O Celta 2012 ficou R$ 250 mais caro, enquanto o preço do Prisma subiu R$ 200. A justificativa da GM para o aumento é o para-choque pintado na cor do veículo, detalhe que agora vem de fábrica. O hatch na versão LS de entrada começa em R$ 26.115 na opção 2 portas e R$ 27.833 com 4 portas. Se acrescentar direção hidráulica e ar-condicionado o preço vai a R$ 30.518. Já o Prisma 1.0 tem valor tabelado em R$ 31.344, ao passo que o modelo 1.4 custa R$ 32.150.

Os valores de Celta e Prisma os colocam como umas das opções mais baratas em seus segmentos, por isso vendem bem. Mas poderiam ser mais baixos, dado seus volumes de produção e a idade avançada dos projetos. Há também o fator da melhora do mercado brasileiro, que já permite praticar preços mais acessíveis. Mesmo assim, a GM resiste.

Projeto Ônix vem aí!

Mesmo sem nada de novo, o Celta vendeu mais em 2010 que em 2009 - de 139 mil para 155 mil - e aproveitou a queda do Palio para terminar o ano como 3º veículo mais vendido do Brasil, atrás apenas do Gol e do Uno, carros mais modernos que eles (nas versões mais novas). Já o Prisma empacou na casa das 63 mil unidades, o que acabou tirando duas posições no ranking geral - agora é o 14º colocado.

A receita tem funcionado, mas não vai durar para sempre, ainda mais com novidades sendo preparadas pela concorrência. Embora executivos da General Motors do Brasil relutem em comentar o assunto, os substitutos de Celta e Prisma já têm data para chegar: 2014. Os veículos serão os frutos colhidos do projeto Ônix, que originará uma nova família de carros compactos populares da Chevrolet para os mercados brasileiro e sul-americano.

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RANKING

Veículos mais vendidos - julho de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.989
Volkswagen Gol 14.347
Chevrolet Onix 14.015
Fiat Strada 12.585
Hyundai HB20 10.857
Ford Fiesta 10.591
Fiat Uno 9.613
Fiat Siena 8.949
Chevrolet Prisma 8.498
10º Volkswagen Saveiro 7.296
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