Nova Ranger chega ao Brasil com preços competitivos

Com visual moderno e motores a diesel e flexível, picape média parte de R$ 61.900; vendas começam em agosto

Sueli Osório | 2/7/2012 11:04

Ford Ranger 2013 Cabine Dupla LTD 3.2 20V diesel 4p automático seq. 4x4

Dados técnicos
Preço
R$ 130.900
Capacidade
5 passageiros
Velocidade máxima
0 km/h
0 a 100 km/h
0 s
Consumo urbano
0 km/l
Potência
200 cv
Torque
47,9 kgfm
Caçamba
1180 litros
Veja ficha técnica completa

A Ford apresentou neste domingo (1/7), no belo cenário de Salta, na Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andes, a nova geração da Ranger. O desenvolvimento da picape média consumiu investimento de US$ 1,1 bilhão, incluindo a criação de nova plataforma global, com produção em  três continentes (Ásia, África e América) para venda em 180 países – o modelo é fabricado na Argentina para a América Latina, na Tailândia para a região da Ásia-Pacífico e na África do Sul para a África e Europa.

Com três opções de motor e três de transmissão, além de oferecer tração 4x2 ou 4x4, cabine simples e cabine dupla, a nova Ranger tem preços que variam de R$ 61.900 a R$ 130.900.

Segundo Oswaldo Ramos, gerente nacional de marketing da Ford, o primeiro produto global da marca norte-americana produzido na América do Sul chegará ao Brasil em meados deste mês. “Em agosto, as picapes estarão nas concessionárias e também terá início a campanha de lançamento”, avisou.

Os executivos ainda não dão a previsão de volume de vendas, mas é certo que eles esperam bater de frente com rivais como a nova Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Segundo Ramos, atualmente as vendas de picapes médias no mercado brasileiro se concentram mais nas de motor movido a diesel com cabine dupla e câmbio automático, com 30%, seguidas pelas de cabine dupla com câmbio manual (24%). Depois, vêm as destinadas a frotistas (20%), com motor a gasolina ou flex de cabine dupla (18%), a diesel com cabine simples (5%) e a gasolina ou flex com cabine simples (3%).

Design

À primeira vista, a picape chama a atenção pelo visual imponente, com a ampla grade dianteira cromada, o para-choque robusto e a linha da cintura alta. Por dentro, o painel lembra o de um carro de passeio, os comandos são de fácil acesso e o isolamento acústico é bom. Pensando no conforto e comodidade dos passageiros, a picape tem bom espaço para cabeça, ombros e pernas, inclusive para os ocupantes do banco traseiro, e conta com 23 porta-objetos. O plástico domina o acabamento interno,  inclusive com algumas rebarbas. A visualização do quadro de instrumentos é boa.

Motores

A Ranger tem opção de motores a diesel e bicombustível. O novo motor 3.2 Diesel Duratorq tem cinco cilindros e turbo de geometria variável. É produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina, que recebeu um investimento de US$ 21 milhões para a construção dessa nova linha. Com 200 cv de potência e 47,9 kgfm de torque, entrega autonomia de 1.000 quilômetros, segundo a Ford, e está dentro do padrão Proconve L-6 (Euro 5). Ele emprega tecnologia de injeção a alta pressão e turbina de geometria variável. A outra opção de motor a diesel é o 2.2 Duratorq, versão exclusiva para frotistas.

Já o motor Flex 2.5 de 16 válvulas, da família Duratec, de quatro cilindros, foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil e gera potência de 168 cv com gasolina (a 5.550 rpm) e 173 cv com etanol (a 5.500 rpm), e torque de 24,1 kgfm  com gasolina e 24,8 kgfm com etanol. O acesso ao reservatório de partida a frio fica em uma tampa embutida no aplique do para-lama dianteiro esquerdo, o que elimina a necessidade de abrir o capô para abastecer .

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Transmissões e tração

A Ranger 3.2 Diesel traz nova transmissão automática de seis velocidades, que dispõe de três modos de desempenho - econômico, esportivo ou sequencial. “A transmissão é equipada com um software inteligente que reconhece o padrão de condução do motorista e se ajusta automaticamente para buscar o melhor momento de troca de marcha”, explicou Marcelo Tozini, engenheiro-chefe de Produto da Ford.

No modo econômico, a calibração foca no conforto e economia de combustível. No esportivo, as trocas são feitas em rotações mais elevadas, e no sequencial o motorista pode selecionar as marchas manualmente, com um movimento para frente ou para trás.

A picape também conta com transmissões manuais. Os modelos a diesel vêm com câmbio de seis velocidades e o motor 2.5 Flex vem acoplado com caixa de cinco marchas. As duas opções contam com sinalização no painel que avisa o momento ideal de troca de marcha para favorecer a economia.

Há opção de tração 4x2 e 4x4. No caso da 4x4, a tração pode ser mudada de 4x2 para 4x4 ou ainda para reduzida por meio de um seletor no painel. A tração reduzida é disponível nas seis marchas. A seleção para a 4x4 pode ser feita com o veículo em velocidade de até 120 km/h. Para optar pela reduzida, a picape deve estar parada.

Dimensões e capacidades

A nova Ranger tem 5,35 metros de comprimento e 1,85 metro de largura. A distância entre os eixos é de 3,22 metros. Na opção de cabine simples, a capacidade da caçamba é de 1.800 litros e na de cabine dupla, de 1.180 litros.

Desempenho no asfalto e na terra

O iG Carros avaliou a Ranger na versão Limited a diesel 4x4 cabine dupla com câmbio manual, que não será vendida no Brasil. O motor demonstrou ter bastante força nas saídas e retomadas e atuou em harmonia com o câmbio de seis marchas, que tem engates precisos. Foi na terra, porém, que o modelo se destacou, vencendo subidas íngremes sem dificuldades, inclusive percorrendo trechos com pedra e água, que transpôs com tranquilidade com o uso da 4x4 reduzida. A altura livre do solo, de 23,2 centímetros, ajudou a picape a passar pelos obstáculos, inclusive pelos trechos alagados.
Nesta versão, apesar de o ar-condicionado ser de duas zonas, sentimos falta de saída para os passageiros do banco traseiro.

Equipamentos

Na versão XL, para frotistas, a Ranger vem equipada de série com tração 4x4 com diferencial traseiro blocante, direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas com controle remoto, freios ABS nas quatro rodas com EBD,  computador de bordo, coluna de direção com regulagem de altura, abertura interna do tanque de combustível, chave tipo canivete, console no teto com luz de leitura e porta-óculos, rodas de aço 16 polegadas, retrovisores externos com acionamento manual e para-choques, maçanetas e retrovisores externos em preto.

A XLS acrescenta vidros elétricos com acionamento a um toque para o motorista, retrovisores elétricos, rádio AM/FM com CD/MP3 e tela colorida de 4,2 polegadas, apoio de braço no banco traseiro, rodas de liga leve de 16 polegadas e para-choque dianteiro pintado na cor do veículo, além de airbags e faróis de neblina nas versões Diesel cabine dupla.

 A XLT é equipada também com airbag duplo, ar-condicionado digital de duas zonas, programa eletrônico de estabilidade com oito funções, sistema de áudio com Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade, comandos de áudio no volante, bancos com ajuste de altura e lombar, rodas de liga leve de 17 polegadas, estribos laterais e vários itens cromados (grade do radiador, maçanetas internas e externas, para-choque traseiro, porta da caçamba e santantônio).

A Limited, versão topo de linha, tem ainda airbags laterais e de cortina, GPS com tela colorida de 5 polegadas, câmera traseira, sensor de chuva, acendimento automático de faróis, bancos de couro, banco do motorista com ajuste elétrico, santantônio esportivo, compartimento refrigerado, bagageiro no teto e retrovisores externos dobráveis eletricamente com piscas e luz de cortesia integrados.

Confira os preços da Ford Ranger:

Com motor 2.5 Flex Ford Duratec
• Cabine simples manual 4x2 XLS: R$ 61.900
• Cabine dupla manual 4x2 XLS: R$ 67.900
• Cabine dupla 4x2 manual XLT: R$ 75.500
• Cabine dupla 4x2 manual Limited: R$ 87.500

Com motor diesel 3.2 Duratorq
• Cabine simples 4x4 manual XLS: R$ 97.900
• Cabine dupla 4x4 manual XLS: R$ 106.900
• Cabine dupla 4x4 manual XLT: R$ 114.900
• Cabine dupla 4x4 automática XLT: R$ 120.400
Cabine dupla 4x4 automática Limited : R$ 130.900

A versão para frotista, com o motor 2.2 a diesel e tração 4x4, tem opções de cabine simples, cabine dupla e chassi, com preços entre R$ 77.900 e R$ 92.500.

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