Prisma automático ganha muito em conforto

Sedã e Onix aderem a caixa automática de 6 marchas na linha 2014 e têm bons preços

Thiago Vinholes | 18/7/2013 10:10

Chevrolet Prisma 2014 LTZ 1.4 8V flex 4p automático seq.

Dados técnicos
Preço
R$ 49.990
Capacidade
5 passageiros
Velocidade máxima
171 km/h
0 a 100 km/h
12,6 s
Consumo urbano
0 km/l
Potência
98 cv
Torque
12,9 kgfm
Porta-malas
500 litros
Veja ficha técnica completa

“Vamos popularizar a transmissão automática no Brasil”, anunciou Hermann Mahnke, diretor de marketing da General Motors do Brasil, durante o lançamento dos modelos Onix e Prisma equipados com câmbio automático sequencial.

Únicos veículos de suas categorias com um câmbio de 6 marchas, a dupla tem como concorrentes nesse ramo modelos com transmissões automáticas de apenas quatro marchas e o chamados “automatizados”, que possuem transmissão manual com embreagem robotizada. Nesse cenário, os produtos da Chevrolet têm uma considerável vantagem tecnológica, o que para os clientes aparece na forma de mais conforto.

Quem compra um carro automático quer comodidade, especialmente quem enfrenta trânsito pesado com maior frequência. O fato de não precisar trocar marchas e pisar no pedal da embreagem é um alívio no caos urbano, mas isso tem um preço e ele não costuma ser baixo. Não existe ainda de fato no Brasil um veículo com câmbio automático a preço popular, mas as cifras estão cada vez mais baixas.

Impressões ao dirigir

O câmbio automático que equipa o Onix e Prisma é um dos mais novos da GM. Essa mesma caixa, chamada GF6, também equipa as versões automáticas dos modelos Sonic, Spin, Cruze e Cobalt. A montadora ainda afirma que o câmbio usado nos novos compactos é ainda mais eficiente, pois já contém melhorias que aperfeiçoaram sua operação e as mudanças de marchas ficaram mais suaves e até 50% mais rápidas.

A caixa realmente funciona de acordo, sem apresentar trancos ou confusões de atuação, como deixar de reduzir em subidas ou aplicar freio motor em frenagens em declives. Ela é bem “esperta” nessas funções. O modo sequencial, porém, não é dos melhores. As trocas manuais são efetuadas por meio de um botão na lateral da alavanca e seu manejo, com o perdão da franqueza, é péssimo. A Ford também utiliza um sistema semelhante no EcoSport e New Fiesta com o câmbio Powershift (de dupla embreagem) e o resultado é igualmente ruim.

A força do propulsor 1.4 8V flex, única opção para os novos compactos automáticos, também deixa a desejar. O bloco gera até 106 cv a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque máximo a partir de 4.800 rpm, quando abastecido 100% com etanol, o que é pouco para impulsionar com vigor tanto o hatch como o sedã. Ao pisar fundo para realizar uma ultrapassagem ou então uma arrancada, o motor ronca alto e a resposta é demorada. Tem-se a impressão de que o carro está “amarrado”, pois falta torque.

O comportamento dinâmico dos carros, por outro lado, é dos melhores em suas categorias. Tanto o Onix como o Prisma têm bom acerto de suspensão, freios e direção, que garantem uma boa sensação de dirigibilidade e proporcionam boa estabilidade em aceleração e curvas acentuadas. É um carro “gostoso” de guiar.

Conteúdo

Os itens são distribuídos entre os pacotes LT e LTZ. A versão de entrada vem com equipamentos como direção hidráulica, airbags frontais, freios ABS e sensor de estacionamento. Já o modelo seguinte tem todo esse conteúdo com o acréscimo de componentes como ar condicionado e o sistema My Link, uma das melhores plataformas de entretenimento do mercado com conexão Bluetooth para celular.

Tanto o Prisma como o Onix também vêm com controlador eletrônico de velocidade, o popular “piloto-automático” (ou Cruise control, em inglês) com comandos no volante. O equipamento é de série nas duas versões de acabamento. O único item que faz falta (nem o modelo top de linha LTZ possui) são controles de áudio e telefonia também no volante. Quem sabe na linha 2015...

Conclusão

Os novos compactos automáticos da GM são alguns dos mais baratos do gênero no mercado nacional. Por R$ 43.390, o Onix perde apenas para o Renault Sandero Automático (R$ 40.680) e o Peugeot 207 AT (R$ 41.990). Já o Prisma, que custa a partir de R$ 46.390 com a transmissão diferenciada, só fica atrás do Logan Automático (R$ 40.900). Portanto, esse ainda é um segmento com muito espaço para novos produtos e no final vai vencer quem tiver o melhor custo/benefício.

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Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 15.399
Chevrolet Onix 14.484
Volkswagen Gol 12.024
Fiat Strada 11.435
Ford Ka 10.748
Hyundai HB20 10.688
Fiat Uno 10.473
Volkswagen Saveiro 8.643
Renault Sandero 8.309
10º Chevrolet Prisma 7.657
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