Aposente o pé esquerdo gastando até R$ 50.000

Automáticos e automatizados brigam para conquistar motoristas que se cansaram de pisar no pedal de embreagem. Veja quais são os modelos mais acessíveis

Thiago Vinholes | 5/8/2011 13:01:00

Foto: divulgação Veja galeria em tamanho maior

Ainda não escolheu seu carro automático?

Nos últimos o Brasil ganhou uma série de carros automáticos “baratinhos”. O brasileiro, antes acostumado a ver esse tipo de câmbio apenas em modelos de luxo, agora já pode livrar o pé esquerdo de pisar na embreagem a bordo de veículos populares como Peugeot 207 e Renault Sandero, com transmissão automática, e até Gol e Palio, que contam com as chamadas caixas automatizadas, mais em conta ainda.

A diferença entre automáticos e automatizados é grande, a começar pelo preço. A primeira, por ser um sistema mais sofisticado, é mais cara. Já a segunda opção é a reprodução de um câmbio manual, mas com uma embreagem robotizada.

Quer dar adeus à embreagem sem gastar muito? Conheça as 10 opções mais acessíveis do mercado que atendem plenamente a função.

Volkswagen Gol 1.6 I-Motion – R$ 36.320

Volkswagen Gol I-Motion
Divulgação

Volkswagen Gol I-Motion

Como todo carro automatizado, o Gol dá um tranco quando muda de marcha, é inevitável – no modo manual essa sensação é menor. A caixa possui 5 velocidades e vem associada somente ao motor 1.6 8V flex de 108 cv. É um carro bom de dirigir, mérito da rígida plataforma do hatch, a mesma do sofisticado Polo. Mas poderia ter mais itens. Na série de entrada não traz nem direção hidráulica e o volante com borboletas para trocas de marcha é vendido à parte.

Fiat Palio Essence Dualogic – R$ 39.230

Fiat Palio 1.6 Essence Dualogic
Divulgação

Fiat Palio 1.6 Essence Dualogic

A resposta da Fiat para o Gol I-Motion é o Palio Dualogic. O modelo foi lançado em 2010 com motor 1.8 8V, mas em menos de um ano já era equipado com o novo bloco 1.6 16V E.torQ de 117 cv. Azar de quem levou os 1.8. Diferente do VW, o modelo de Betim (MG) já vem com direção hidráulica, mas sua dirigibilidade não é tão apurada quanto a do Gol. Ainda assim é mais confortável do que um carro com câmbio manual.

Volkswagen Fox I-Motion – R$ 39.770

Volkswagen Fox I-Motion
Divulgação

Volkswagen Fox I-Motion

Por ser mais “premium” que o Gol, o Fox I-Motion já traz alguns mimos de série, como direção assistida e rodas de liga leve. Porém, o volante “bacana” com borboletas e botões para controle do rádio e celular é opcional. A tocada do modelo é igual a do Gol, até porque ambos compartilham uma série de componentes, como o conjunto mecânico e plataforma, o que influencia diretamente nas características de condução.

Renault Sandero Automatic – R$ 43.900

Renault Sandero Automatic
Divulgação

Renault Sandero Automatic

A Renault aproveitou o câmbio automático do Mégane, que saiu de linha, e o instalou no Sandero. Fez bem. O preço é competitivo e a transmissão casou bem com o motor 1.6 flex de 112 cv, como já fazia no sedã. As mudanças de marchas (4 ao todo) são suaves e o comando sequencial ajuda em reduções. O carro, no entanto, peca com a falta de isolamento acústico. O barulho do motor, mais alto por causa do câmbio, é muito alto na cabine.

Citroën C3 Exclusive BVA – R$ 47.490

Citroën C3 BVA Exclusive
Divulgação

Citroën C3 BVA Exclusive

O C3 é o primeiro carro 100% automático desta turma. O compacto tem a veterana caixa de 4 marchas do Grupo PSA, que equipa diversos carros da Citroën e também da Peugeot. É mais caro que os automatizados, claro, mas também vem melhor equipado: já traz ABS, airbags, ar-condicionado e direção elétrica. Nessa versão, o compacto é oferecido apenas com motor 1.6 flex de 113 cv, que associado a esse câmbio tende a consumir mais combustível por acabar trabalhando em giros mais altos em relação ao C3 manual.

Fiat Punto 1.6 Essence Dualogic – R$ 47.630

Fiat Punto 1.6 Essence Dualogic
Divulgação

Fiat Punto 1.6 Essence Dualogic

O Punto com câmbio automatizado é uma das opções para quem quer facilidade ao dirigir com uma certa dose de estilo. Essa versão do hatch usa o mesmo conjunto mecânico do Palio com câmbio robotizado e tem um rendimento muito semelhante ao do compacto, que é bom. Como atrativo, a Fiat já vende o carro com ar-condicionado e trio elétrico, mas cobra mais por freios ABS e airbag duplo frontal.

Fiat Idea 1.6 Essence Dualogic – R$ 48.960

Fiat Idea 1.6 Essence Dualogic
Divulgação

Fiat Idea 1.6 Essence Dualogic

O Idea Dualogic vem com o mesmo pacote de itens do Punto Essence, assim como a motorização. Porém, o rendimento é inferior. O monovolume é mais pesado, por isso tente a ser mais lento e a consumir mais combustível. Apesar disso, o casamento entre o motor e o câmbio é mais harmonioso neste carro do que nos demais automatizados da Fiat. Os trancos entre as trocas são mais suaves. É também um veículo mais versátil, pois traz bom espaço interior e o porta-malas de 380 litros. A faceta familiar do Idea ainda é acentuada pelos diversos porta-objetos na cabine e as mesinhas tipo avião na traseira.

Peugeot 207 XS AT – R$ 48.590

Peugeot 207 AT XS
Divulgação

Peugeot 207 AT XS

Mais um carro com câmbio totalmente automático. O Peugeot 207 XS AT traz o mesmo motor e câmbio do Citroën C3 BVA, que poderia ser melhor. Seu preço, entretanto, é maior: começa em R$ 48.590. Em contrapartida, o 207 automático vem bem equipado de fábrica. Conta com ABS, ar-condicionado digital, sensor de chuva e acendimento automáticos de faróis e até sistema de som com comando satélite na coluna de direção.

Kia Picanto AT – R$ 40.000 (estimado)

Kia Picanto 2012
Divulgação

Kia Picanto 2012

Carros importados com câmbio automático também tem preços atrativos. A Kia Motors já tem na manga a nova geração do Picanto, que estreia no Brasil em agosto de 2011. O preço do compacto com a transmissão AT ainda não foi definido, mas pouco deverá mudar em relação ao da linha atual, que custa R$ 38.900. O destaque do compacto coreano é novo câmbio automático de 5 marchas e o motor, também estreante, 1.0 litro com apenas três cilindros.

Nissan March TA – R$ 40.000 (estimado)

Nissan March AT
Divulgação

Nissan March AT

Com chegada prevista para outubro, o March também terá versão com câmbio automático de 4 marchas. Feito no México, o carro nessa opção tem apenas motor 1.6 com pouco mais de 100 cv. Deve vir ainda bem equipado com ABS e airbags, além de itens de conforto e entretenimento. O destaque deste Nissan é seu tamanho: tem apenas 3,79 metros de comprimento.

RANKING

Veículos mais vendidos - junho de 2014

Pos. Modelo Vendas
Fiat Palio 14.080
Volkswagen Gol 13.167
Chevrolet Onix 10.993
Ford Fiesta 10.701
Fiat Strada 10.561
Hyundai HB20 9.528
Fiat Siena 8.544
Fiat Uno 7.580
Chevrolet Prisma 7.219
10º Volkswagen Voyage 6.953
Veja ranking completo