Alterar o ronco do motor, ou pilotar ouvido música com fones de ouvido, pode prejudicar bastante a audição do motociclistas

Barulho de moto somado à música alta no fone de ouvido pode prejudicar bastante a audição
Divulgação
Barulho de moto somado à música alta no fone de ouvido pode prejudicar bastante a audição

Ter o prazer de pilotar a moto com escapamento aberto exige cuidados para não ter a audição prejudicada, de acordo com estudo do Instituto Nacional de Surtez e outras Doenças ligadas à Comunicação dos Estados Unidos. Porém, ainda de acordo com o que foi constatado, para começar a ter problemas será preciso passar alguns anos com o barulho da moto nos ouvidos diariamente, acima de 95 decibéis.

De acordo com a fonoaudióloga Isabela Carvalho, da Telex Soluções Auditivas, ficar exposto ao barulho de moto pode levar ao que se chamada de Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE).  O problema preocupa também porque a perda auditiva é cumulativa, ou seja, vai se somando ao longo do tempo. Assim, quando mais alto for o ruído e quanto maior for o tempo que o piloto ficar exposto ao ronco forte maior também será a chance de ter problemas auditivos, ainda conforme a especialista.

LEIA MAIS: Ducati confirma lançamento da XDiavel, em setembro, por R$ 74.900

Para ouvir música também é preciso ter cautela

Também é preciso ficar atento ao pilotar a moto ouvindo música com fones de ouvido. Isso porque, também segundo as recomendações da fonoaudióloga, além do barulho da moto, o canal auditivo recebe o volume de música e pode supercar 100 decibéis. E isso acaba acelerando o processo de perda de audição. Por isso, vale a pena evitar essa combinação de ronco forte e com música alta por muito tempo. Entretanto, a fonoaudióloga também lembra que existem pessoas mais ou menos suscetíveis aos altos ruídos. Portanto, a dica é consultar um médico e fazer uma avaliação auditiva para ter certeza se houve alguma perda de audição e conseguir as orientações necessárias.

LEIA MAIS: BMW R 1200 GS traz uma série de novidades a partir de R$ 63.900

Muitas vezes, a indicação é o uso de aparelho auditivo e, no que diz respeito à estética, já existem aparelhos praticamente invisíveis a olho nu – inclusive alguns completamente invisíveis, pois ficam dentro do canal auditivo - e por isso não afetam a vaidade. Discretos, pequenos e com design atrativo, a nova tecnologia das próteses auditivas desempenha muito bem as suas funções quanto a própria audição humana, de um jeito moderno e prático de usar.

Atualmente, pelo Código Brasileiro de Trânsito – artigo 280 parágrafo 2º – o agente de trânsito deve realizar testes que comprovem a adequação do escapamento das motos às normas estabelecidas na Resolução 252 do Conama, que regulariza a vistoria de veículos quanto à poluição do ar e emissão de ruídos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.