A impressora 3D vem com suporte e maleta para ser transportada. Segundo a BMW, aguenta até temperaturas extremas
Divulgação
A impressora 3D vem com suporte e maleta para ser transportada. Segundo a BMW, aguenta até temperaturas extremas

A BMW lança a Motorrad iParts, um novo opcional que, por meio de um sistema de impressão 3D, permite que os revendedores e clientes fabriquem peças sobressalentes necessários onde quer que estejam. A marca vai selecionar 250 concessionárias em todo o mundo para a estreia da novidade, que permitirá que os donos das motocicletas levem o equipamento consigo, em um compartimento na própria moto.

LEIA MAIS: BMW F700GS: quem não é a mais potente pode ser a mais gostosa de todas

Este sistema de impressão 3D da BMW inclui um centro de processamento integrado, que permite a fabricação e a usinagem de peças grandes e complexas, como engrenagens, comando de válvulas e até o bloco de motor. Já as peças menores, como manetes de freio, embreagem e alavanca de câmbio, tampa de válvulas, garfos e mostradores podem ser impressos pelos próprios clientes, usando a impressora 3D. Isso pode ser feito não apenas em casa, mas mesmo fora dela.

LEIA MAIS: BMW mostra como que serão as suas motos no futuro

Como funciona

Os dados de projeto e especificações de materiais necessários para a impressão são fornecidos a partir da nuvem do iCloud, seja na casa do proprietário ou durante a viagem. Em seguida, os dados são transferidos diretamente para a impressora 3D via telefone celular, tablet ou PC. Por meio de uma conexão de internet, o download é feito.

LEIA MAIS: BMW mostra scooter elétrica com 160 quilômetros de autonomia

Qualquer pessoa viajando em sua moto - mesmo em áreas remotas onde uma conexão com a internet nem sempre está disponível - pode fazer uso do item de equipamento opcional, o “BMW Motorrad iParts Explorer”. Ele permite uma seleção dos dados sobre peças sobressalentes para que, em seguida, sejam salvos via smartphone, antes da viagem ter início. O objetivo disso é o sistema estar sempre pronto para quando o dono for acioná-lo.

Além de criar peças metálicas como alumínio, aço e titânio, as impressoras iParts 3D também permitem a rápida confecção de peças plásticas. Isso significa que um mostrador de vidro danificado em uma queda, por exemplo, pode ser rapidamente substituído por uma versão impressa. É até possível substituir um espelho retrovisor rachado usando as impressoras 3D.

Segundo o chefe da divisão de motos da BMW, Ignaz Druckmeyer: “Mais uma vez fomos capazes de desenhar sinergias internas e aproveitar o trabalho preliminar de desenvolvimento relevante realizado pela BMW Automóveis. Em última análise, o desafio era desenvolver uma impressora 3D pequena, portátil, mas de alto desempenho e praticidade para transporte na motocicleta".

"Conseguimos alcançar isso com a impressora portátil 3D BMW Motorrad iParts. A unidade é equipada com sua própria fonte de alimentação e foi submetida a uma série de testes altamente rigorosos, testes funcionais, tanto em frio extremo e em calor escaldante, com um alto nível de exposição a poeira. Tudo para atender as necessidades mais extremas do proprietário e não deixá-lo 'na mão' ”, complementa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!