Curtiss Zeus: novo protótipo estuda motocicleta retrô com tecnologia elétrica, cada vez mais difundida no mundo
Divulgação
Curtiss Zeus: novo protótipo estuda motocicleta retrô com tecnologia elétrica, cada vez mais difundida no mundo

Estamos acostumados a associar a moda dos veículos elétricos com o futuro. Na maioria das vezes, as fabricantes apostam em detalhes extravagantes para chamar atenção do público. Nossos conhecidos Nissan Leaf e BMW i3, por exemplo, parecem ter saído de um filme de ficção científica. Mas nem todo mundo pensa desse jeito. É o caso da motocicleta da fabricante norte-americana Curtiss.

LEIA MAIS: Range Rover Evoque ganha nova versão de luxo Autobiography

Eles estão apostando no estilo retrô na confecção de suas novas motocicletas elétricas. O novo protótipo chamado de Zeus é um bom exemplo disso. No ano passado, a Curtiss (que faz tributo para Glen Curtiss, inventor dos motores em V) lançou trinta e cinco exemplares da motocicleta V-twin, e a Zeus é uma evolução natural do modelo anterior.

LEIA MAIS: Conheça 5 versões especiais de hatches compactos em 2018

Poucos detalhes sobre a nova Zeus foram revelados. Por se tratar de um protótipo, o modelo vem equipado com bateria de 14 kWh. De acordo com o site Autoblog, sua potência fica na casa dos 170 cv de potência. Confira a galeria abaixo para mais imagens da inusitada moto elétrica.

Moto autônoma que não cai?

Honda Riding Assist: protótipo antecipa nova tecnologia que logo será em veículos de duas rodas
Divulgação
Honda Riding Assist: protótipo antecipa nova tecnologia que logo será em veículos de duas rodas

A Honda escolheu o Salão de Tóquio (Japão) para apresentar um conceito elétrico: a Riding Assist. Os engenheiros retrabalharam o sistema de equilíbrio automático, que permite que a moto fique em pé sem assistência do piloto. Ela também dispensa o uso de giroscópios, utilizando um novo sistema de gerenciamento de condução autônoma instalado na roda dianteira.

De acordo com os engenheiros, o sistema de equilíbrio automático que a Honda desenvolveu poderá ser aproveitado em outras motocicletas, não necessariamente elétricas e autônomas. Basta efetuar alguns ajustes de tamanho e de espaço. Tanto é que a marca também utilizou o sistema na esportiva NC 700, durante o Consumer Electronics Show de 2017.

Triciclo

Yamaha Niken Concept: revolução que faz esta três rodas futurista se destacar como motocicleta
Divulgação
Yamaha Niken Concept: revolução que faz esta três rodas futurista se destacar como motocicleta

No mesmo evento, a Yamaha revelou sua motocicleta de três rodas Niken. Geralmente, os triciclos são uma mistura entre carro e moto. Além disso, podem ser carros com uma roda central na frente. Contudo, nenhuma dessas categorias parece servir para a Niken. E ela realmente poderá ser produzida em breve.

LEIA MAIS: Chevrolet Onix Activ surpreende pelo bom custo-benefício

A motocicleta Niken traz motor de três cilindros, com 850cc, o mesmo encontrado na Yamaha MT-09, a Naked esportiva, de 115 cv e 8,92 kgfm, que acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Para se manter em pé, conta com garfos invertidos, que articulam as rodas e mantêm a estabilidade em curvas, frenagens e acelerações, além de proporcionar conforto, pois a capacidade de amortecer impactos e desníveis é maior do que se encontra em motos convencionais, conforme a fabricante.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!